História do Rock #4: No universo do rock diversas músicas retratam a relação entre fãs e roqueiros

De Vivo mostra como alguns artistas viam a relação ídolo e fã

 10/10/2021 - Publicado há 3 anos
História do Rock - USP
História do Rock - USP
História do Rock #4: No universo do rock diversas músicas retratam a relação entre fãs e roqueiros
/

Na edição desta semana do História do Rock, Mario De Vivo fala sobre as músicas que alguns roqueiros fizeram para representar a relação deles com os fãs. A primeira música é Fans, da banda americana Kings Of Leon, que fez bastante sucesso no Reino Unido.

Muito antes da banda Kings Of Leon, no ano de 1981, o grupo musical AC/DC lançou a música For Those About To Rock (We Salute You), que segundo De Vivo, colocou a gratidão que sentiam em relação aos fãs na canção. 

No entanto, algumas canções também eram direcionadas para fãs que se destacavam dos outros, quase uma declaração de amor, segundo De Vivo. Como exemplo ele cita as canções Nave de prata, da banda brasileira 14 BIS, e A Face in the Crowd, do cantor Tom Petty.

De Vivo encerra a edição desta semana com uma reflexão sobre como os fãs também controlam a criatividade dos ídolos. Sobre isso, De Vivo cita a  banda Radiohead, que nos anos de 1990 lançaram a música Creep para retratar essa situação.

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br

Produção: Mario De Vivo e Gabriel Soares Apresentação: Mario De Vivo Edição: Gabriel Soares e Rosemeire Talamone

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.