Futebol feminino e as motivações de seu público são analisados em estudo da FEA USP

Apesar de estar em seu melhor momento no Brasil, o futebol feminino ainda carece de melhor infraestrutura e, mesmo estando em crescimento ainda não é um evento lucrativo

Por
 14/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 13/05/2022 as 11:25
Novos Cientistas - USP
Novos Cientistas - USP
Futebol feminino e as motivações de seu público são analisados em estudo da FEA USP
/

Entre as principais motivações que levam o público a consumir o futebol feminino está o interesse em apoiar as causas femininas. “Além disso, o esporte está em seu melhor momento aqui no Brasil”, disse o doutorando em administração e marketing, Anderson Felipe Rosa. O pesquisador é autor do estudo de mestrado Motivação para o consumo de futebol feminino no Brasil: um estudo sobre escalas, apresentado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, e foi o entrevistado desta quinta-feira (14) no podcast Os Novos Cientistas.

Anderson também destacou que, apesar de estar num bom momento, o futebol feminino ainda precisa de melhor infraestrutura de um forma geral. “Mesmo com esse crescimento, ainda não podemos dizer que o evento é lucrativo”, afirmou. Na análise que realizou em sua pesquisa, sob a orientação do professor Otávio Bandeira de Lamônica Freire, Anderson pôde constatar também que, entre o público consumidor de futebol feminino, 60% ainda consome mais o futebol masculino.

Para realizar sua pesquisa, Anderson utilizou escalas que mensuram as motivações de espectadores de esporte. “É notório que o futebol feminino vem obtendo destaque em relação a audiência, com a evidência da Copa do Mundo de Futebol feminino na França em 2019, e o desenvolvimento das competições locais”, destacou o pesquisador, lembrando que poucos estudos no Brasil investigaram essas motivações para consumidores de futebol feminino.

Disponível também na plataforma Spotify


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.