Fake News Não Pod #61: Dieta do vinagre de maçã não tem eficácia comprovada pela ciência

O consumo frequente do vinagre de maçã, como indica a dieta, ainda pode trazer problemas para a saúde

 25/10/2022 - Publicado há 2 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #61: Dieta do vinagre de maçã não tem eficácia comprovada pela ciência
/

O desejo de ter o corpo ideal leva à busca por dietas e medicamentos que prometem o emagrecimento. Mas muitas dessas práticas não possuem comprovação científica. E algumas podem até trazer riscos à saúde. A acadêmica Laura Colete Cunha, no podcast Fake News não Pod desta semana,  fala do shot de vinagre de maçã, que de acordo com os influenciadores digitais, além de emagrecer, promete melhorar a pele, a digestão e reduzir os níveis de açúcar no sangue. Mas o que há na literatura científica sobre isso?

O estudo utilizando vinagre para fins de emagrecimento mais citado é o que foi feito em 2009 pela corporação japonesa Mizkan,, quando 175 pessoas consumiram uma bebida contendo 0, 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre por dia. Após três meses, aqueles que consumiram vinagre tiveram perda de peso modesta e níveis mais baixos de triglicerídeos do que aqueles que não beberam vinagre. Laura lembra que um estudo com 175 pessoas é considerado pequeno. Outro pequeno estudo feito pelo Imperial College London e pela Universidade de Surrey, também na Inglaterra, descobriu que o consumo de vinagre promove a sensação de saciedade depois de comer, mas isso devido à náusea. “Nenhum desses trabalhos estudou especificamente o vinagre de maçã. Portanto, não há evidências científicas concretas de que esse produto promova o emagrecimento.”

Por outro lado, diz Laura, o consumo do vinagre de maçã pode trazer alguns malefícios. Por ser extremamente ácido, ele pode irritar a garganta se bebido em grandes quantidades ou com certa frequência e, ainda, pode alterar os níveis de insulina, desse modo pessoas com diabetes devem ficar atentas com dietas ricas em vinagre. “Não acredite em dietas milagrosas que prometem uma perda de peso fácil e rápida sem atividade física e/ou restrição calórica! Busque informações em fontes confiáveis.”


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.