Fake News Não Pod #20: As variantes do novo coronavírus não são produtos da vacinação

Não há nenhuma evidência de que a vacinação contra a covid-19 tenha levado ao surgimento das novas variantes

 30/06/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 01/07/2021 as 14:18
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #20: As variantes do novo coronavírus não são produtos da vacinação
/

Já estamos cansados de ouvir fake news sobre vacinas, mas quando ela vem da boca de um ganhador do Prêmio Nobel precisamos refutá-la e esclarecer os fatos. E essas são as informações que o podcast Fake News Não Pod traz neste episódio. 

Em uma entrevista, o ganhador do Nobel Luc Montagnier afirmou que as variantes do vírus da covid-19 são produto e resultado da vacinação. Segundo Montagnier, as curvas de morte seguem as curvas de vacinação. 

Contudo, não há nenhuma evidência de que a vacinação contra a covid-19 tenha levado ao surgimento das novas variantes. Afinal, essas variantes surgiram antes mesmo do início da vacinação no Brasil, Índia, Inglaterra e África do Sul, por exemplo. 

Mas, como surgem as novas variantes? As variantes surgem de novas mutações adquiridas aleatoriamente pelo vírus durante seu processo de replicação, algumas dessas mutações podem trazer alguma vantagem para o vírus, como, por exemplo, um maior potencial de contágio, o que facilita com que essa variante se dissemine na população.

Quanto mais pessoas infectadas, maiores são as chances de surgir uma nova variante, e para que ela se propague na população é preciso que as pessoas se contaminem. Porém, quando uma pessoa é vacinada, menor é a chance de contrair o vírus e também de transmiti-lo, o que consequentemente reduz as chances de disseminar uma nova variante. 

As vacinas da Pfizer e AstraZeneca protegem contra as novas variantes e, apesar de protegerem com menor eficácia, ainda previnem casos graves. Alguns estudos recentes também demonstraram que a vacina Coronavac é eficaz contra as mutações comuns às variantes P1, P2 e N9.

Portanto, vacine-se contra a covid-19 e impeça que novas variantes se propaguem na população. Vacine-se com ciência e informação. 


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.