Fake News não Pod #86: Receitas caseiras com própolis não tem comprovação científica de eficiência como repelente

Com a explosão dos casos de dengue e outras infecções transmitidas por mosquitos, mensagens posts e até algumas autoridades médicas sugerem inseticidas naturais e receitas

 27/03/2024 - Publicado há 1 mês
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod #86: Receitas caseiras com própolis não tem comprovação científica de eficiência como repelente
/

Com a explosão dos casos de dengue e outras infecções transmitidas por mosquitos, mensagens posts e até algumas autoridades médicas sugerem inseticidas naturais e receitas caseiras para repelentes, inclusive o uso de  própolis no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Por isso, esse é o tema do Fake News não Pod dessa semana.

Segundo Beatriz Calasense, acadêmica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, a eficiência desses métodos não possui fundamentação científica. “Essas afirmações já foram desmentidas pela Fiocruz em 2019,  inclusive sobre uma  suposta farmacêutica da instituição que teria defendido a utilização de própolis em inseticidas caseiros. A Fiocruz também desmentiu que ingredientes como citronela, andiroba, óleo de cravo e outros são reconhecidos pela Anvisa como potenciais repelentes.”

A acadêmica diz ainda que, num post no TikTok, um influenciador digital indica uma receita de aromatizador de ambiente com possíveis propriedades repelentes, o que também foi contestado pela chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos, também da Fiocruz. A chefe do laboratório deixou claro que os efeitos do repelente só fazem sentido sobre a pele humana, já que o objetivo deles é justamente impedir que o mosquito sinta o cheiro da pessoa. “A profissional  ressalta a importância da utilização de produtos com eficiência comprovada pela Anvisa, que incluem aqueles à base de icaridina, o DEET e o R3535.

Beatriz lembra que o combate do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus começa dentro de casa, com os cuidados de não permitir o acúmulo de água parada, que pode servir como fonte de desenvolvimento de novas larvas do mosquito.

Produção: UP Vacina Projeto João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews). Roteiristas: Beatriz Calasense, Beatriz Cassiano Michelon e Wasim Aluísio Prates Syed Apresentadora: Beatriz Calasense e Beatriz Cassiano Michelon Edição: Rádio USP Ribeirão Preto


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.