Diversidade em Ciência#35: Mauro Luiz da Silva fala sobre o resgate da narrativa da história pelos excluídos sociais, em perspectiva decolonial

Ele é coordenador do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos e do Centro de Documentação NegriCidade, em que a história é contada e vista em outras perspectivas, a partir do resgate dos afro-patrimônios

07/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 14/03/2022 as 7:36
Diversidade em Ciência - USP
/

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Mauro Luiz da Silva, doutor em ciências sociais pela  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com a tese Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Curral Del Rey, em 1819, à Igreja das Santas Pretas da Vila Estrela, em 2018.  Ele é Mestre em Ciências Sociais, com o título/tema Habemus Muquifu: análise da criação do Muquifu e a formação de suas coleções, também pela PUC de Minas Gerais.

Mauro é curador do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, desde sua fundação (em 2012) e é coordenador do Projeto de Pesquisa e Centro de Documentação NegriCidade, que busca resgatar os afro-patrimônios da capital mineira.

Ele também é pároco do bairro Vista Alegre, na Paróquia Jesus Missionário, da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.