Destaque do Ciência USP #30: Como a vida pode estar escondida ao redor das estrelas anãs-M?

Neste episódio, conversamos com os astrofísicos José-Dias do Nascimento Jr. e Francys Anthony para entender o que são e como funcionam as estrelas anãs-M

Por
 17/05/2022 - Publicado há 2 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #30: Como a vida pode estar escondida ao redor das estrelas anãs-M?
/

Em um artigo publicado na revista The Astronomical Journal, uma equipe internacional de pesquisadores demonstrou que as maiores e melhores oportunidades de existência de vida podem ser encontradas em torno das estrelas menores e mais frias da redondeza: as anãs-M.

No estudo, as estrelas foram analisadas com o satélite Tess, da Nasa, e os telescópios Gemini e Soar. Os especialistas afirmam que a pesquisa pode fornecer um ponto de partida para novas descobertas científicas na astronomia.

Para explicar melhor a relação das estrelas anãs-M e a busca por mundos habitáveis fora do nosso sistema solar, conversamos com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisador da Universidade de Harvard, José-Dias do Nascimento Jr., e com o líder do trabalho, o astrofísico Francys Anthony.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Gabriele Koga
Produção: Denis Pacheco
Edição de Som e Composição Musical: André Leite e Angélica Peixoto, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.