Destaque do Ciência USP #04: Quando surgiram as primeiras moedas?

Nesta edição, conversamos com a professora Maria Beatriz Borba Florenzano, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, para explicar detalhes sobre a história das moedas

Por
 23/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 14/04/2021 as 12:45
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #04: Quando surgiram as primeiras moedas?
/

Em um artigo publicado na revista PLOS ONE em janeiro deste ano, pesquisadores da Universidade de Leiden, na Holanda, revelaram que no início da Idade do Bronze da Europa – por volta de 5 mil anos atrás – povos antigos usavam objetos de bronze como uma forma inicial de dinheiro, chegando até a padronizar a forma e o peso.

Para explicar detalhes sobre a história das moedas, conversamos com a professora Maria Beatriz Borba Florenzano, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem: Karina Tarasiuk
Apresentação e Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Trilha Sonora: André Leite e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.