De Papo Pro Ar #54: O artista catalão Antoni Abad lança seu projeto “blind.wiki”

Documentário sobre o projeto artístico apresenta aplicativo de áudios; já são mais de 600 postagens mostrando sucesso da versão brasileira

 31/08/2022 - Publicado há 2 anos
De papo pro ar - USP
De papo pro ar - USP
De Papo Pro Ar #54: O artista catalão Antoni Abad lança seu projeto "blind.wiki"
/

O programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado pelo radialista Cido Tavares, apresenta o recém-lançado documentário sobre o projeto artístico blind.wiki, do artista catalão Antoni Abad. Menos de um mês após o projeto artístico ter iniciado sua versão brasileira na cidade de São Paulo, a máxima de que “o público nacional adora uma rede social” se confirma: já são mais de 600 postagens de áudios no aplicativo criado pelo artista, com foco em pessoas com deficiência visual.

O blind.wiki – que já aconteceu na Bienal de Veneza (2017), Bienal de Berlim (2016) e nas cidades de Wroclaw (2016), Sydney e Roma (2015) – realiza rotas de mapeamento, com grupos organizados, que gravam suas percepções em um aplicativo instalado no celular. “blind.wiki possui um importante acervo de experiências, opiniões e histórias, gerando uma cartografia criativa e colaborativa do que não é visível, criada em tempo real no site do projeto, à medida que os participantes postam suas próprias mensagens de áudio geolocalizadas”, explica Abad.

No Brasil, nove rotas foram realizadas nas cidades de São Paulo e Sorocaba durante o mês de agosto, com grupos visitando importantes instituições culturais, como a Biblioteca Mario de Andrade, o Memorial da América Latina, os Museus de Arte Moderna e Contemporânea de São Paulo e Sorocaba – respectivamente, Sesc da Avenida Paulista, Japan House São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Moreira Salles-IMS, entre outros.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 26 de agosto de 2022. De Papo Pro Ar é transmitido sempre às sextas-feiras, depois das 18 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quartas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.