De Papo Pro Ar #115: Andrea Goldshmidt lança livro com fotos sobre as danças populares e folclóricas do Brasil

A fotógrafa revisita dez anos de registros pelo País, do Maracatu em Pernambuco aos trajes típicos da Oktoberfest em Santa Catarina

 20/12/2023 - Publicado há 4 meses
De papo pro ar - USP
De papo pro ar - USP
De Papo Pro Ar #115: Andrea Goldshmidt lança livro com fotos sobre as danças populares e folclóricas do Brasil
/

O podcast De Papo Pro Ar traz uma entrevista com a fotógrafa Andrea Goldshmidt, que está lançando seu livro Do lado de dentro: na festa popular brasileira, pela Editora Afluente. A autora revisita dez anos de registros pelo país, para representar sentimentos que permeiam 44 festividades de Norte a Sul, cada qual com sua exuberância. O passeio feito por 14 estados compõe um “coffee table book” para celebrar a diversidade do Brasil e a capacidade do seu povo enxergar o “diferente” dentro de si mesmo. 

A obra é organizada em nove capítulos, em que a autora traz palavras-chave e seus sinônimos para representar a essência das festividades. Entre eles estão a Alegria, com um compilado de danças nos Ternos de Reis de Salvador (BA), no Çairé, em Alter do Chão (PA) e dos mascarados de Poconé (MT); mas também o Medo, com as intimidantes imagens da Procissão do Fogaréu, em Goiás Velho (GO), assim como os ex-votos da Romaria de Finados, em Juazeiro do Norte (CE).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 15 de dezembro de 2023. De Papo Pro Ar é transmitido sempre às sextas-feiras, depois das 18 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quartas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.