De Papo Pro Ar #114: Pesquisa da USP retrata obra de Esmeraldino Salles, grande nome do choro

O multi-instrumentista das cordas tem grande importância na música popular brasileira, mas ainda é desconhecido do público

 13/12/2023 - Publicado há 5 meses
De papo pro ar - USP
De papo pro ar - USP
De Papo Pro Ar #114: Pesquisa da USP retrata obra de Esmeraldino Salles, grande nome do choro
/

O podcast De Papo Pro Ar entrevistou o doutorando da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Felipe Salles de Castro sobre sua tese Uma noite no Sumaré: o choro negro e paulistano de Esmeraldino Salles, que traz no título uma das músicas mais conhecidas da obra do músico paulistano. 

“Este multi-instrumentista das cordas, negro, paulistano e autodidata, tem grande importância na música popular brasileira, principalmente no choro. Mas, por uma série de motivos, Esmeraldino ainda é um nome quase que totalmente desconhecido, mesmo tendo algumas de suas músicas gravadas por nomes como Canhoto, Dominguinhos e Yamandú Costa”, afirma Felipe Castro. 

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 8 de dezembro de 2023. De Papo Pro Ar é transmitido sempre às sextas-feiras, depois das 18 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quartas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.

As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.