Brasil Latino: Sergio Amadeu e a guerra digital

Desigualdade social na internet acentua papel do Brasil como colônia de dados e exige política pública de acesso aos mais pobres

03/09/2021 - Publicado há 3 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Sergio Amadeu e a guerra digital
/

A pandemia de covid-19 revela muito mais do que a distância entre vacinados e não vacinados. O isolamento social mostra o abismo social do acesso à internet. De uma hora para outra, milhões de pessoas, entre elas alunos das redes públicas ensino, foram obrigadas a buscar abrigo de comunicação nas redes. No caso do trabalho, entrou em cena o chamado home office. O atraso tecnológico do País apresenta uma vez mais o imenso desafio da desigualdade.

Por outro lado, as fake news colocam em xeque a vitalidade da democracia brasileira, ainda tão jovem. Promovida de forma velada ou não por um presidente da República eleito na esteira de uma nova modalidade de enfrentamento político, a guerra cultural impõe a necessidade do debate público sobre o que buscamos como nação.

São estas as questões debatidas na entrevista que Sergio Amadeu concedeu ao Brasil Latino. Professor da Universidade Federal do ABC e doutor em Ciência Política pela USP, Amadeu é pesquisador de redes sociais e Inteligência Artificial.

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.