Brasil Latino: Rubens Beçak e o papel do Estado

Qual deve ser a função social do Estado na América Latina?

20/03/2024 - Publicado há 1 mês
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Rubens Beçak e o papel do Estado
/

O debate parece não ter fim. Construído após as lutas anticoloniais que resultaram nos processos de independência no século XIX, o Estado nacional e soberano na América Latina está sempre em tela de juízo.

Defensores do livre mercado reivindicam um Estado mínimo, ausente da definição dos planos estratégicos de desenvolvimento. São vozes que ecoam a tese do neoliberalismo que reserva ao Estado um papel secundário, talvez um permanente fornecedor de comodities de recursos naturais.

Por outro lado, defensores de um Estado mais atuante e indutor do desenvolvimento apostam em estratégias de longo prazo que possam tirar os países latino-americanos de seu crônico estágio de dependência e melhorar a qualidade de vida dos seus povos.

Para falar do papel do Estado no continente, em meio a tantas turbulências institucionais, o Brasil Latino entrevista o doutor em Direito Constitucional e livre-docente em Teoria Geral do Estado pela Universidade de São Paulo (USP), Rubens Beçak, que também é professor-visitante do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, na Espanha.

Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.