Brasil Latino: Piero Leirner e a guerra híbrida na América Latina

Sem perceber, milhões de brasileiros e latino-americanos são transformados em “combatentes involuntários” de um conflito movido pela polarização política

Por
 02/10/2020 - Publicado há 4 anos
Brasil Latino - USP
Brasil Latino - USP
Brasil Latino: Piero Leirner e a guerra híbrida na América Latina
/

Muito tem se falado em guerra híbrida ou guerra cultural. Mas até que ponto esse conflito existe? Qual é a sua dimensão? Quem são os seus soldados? Quais são as bandeiras que defendem? São essas questões que o professor de Antropologia da Universidade Federal de São Carlos, Piero Leirner, quer responder no livro O Brasil no espectro de uma guerra híbrida: militares, operações psicológicas e política em uma perspectiva etnográfica, lançado recentemente pela Alameda Editorial.

Ele é o entrevistado desta edição do Brasil Latino. Com doutorado em Antropologia pela USP, Leirner pesquisa temas como a presença dos militares na política, novas modalidades de guerra e o Estado numa perspectiva etnográfica. Ele também é autor do livro Meia-volta, volver: um estudo antropológico sobre a hierarquia militar (FGV, 1997).


Brasil Latino

O Brasil Latino vai ao ar toda terça-feira, às 13h, pela Rádio USP 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.