Fake News Não Pod #14: O avanço da vacinação faz aumentar as fake news sobre efeitos adversos dos imunizantes

É vital lembrar que as vacinas contra a covid-19 são comprovadamente eficazes e seguras

 19/05/2021 - Publicado há 3 anos
Fake News não Pod - USP
Fake News não Pod - USP
Fake News Não Pod #14: O avanço da vacinação faz aumentar as fake news sobre efeitos adversos dos imunizantes
/

Com o decorrer da campanha de vacinação contra a covid-19, notícias falsas começaram a surgir nas redes sociais associando a vacinação a efeitos adversos graves e até mesmo à morte. 

Uma dessas fake news traz um fragmento de vídeo da TV Record de Goiás, que mostra uma idosa de 71 anos que morreu após receber a vacina contra a covid-19; algumas versões ainda atestam que a senhora recebeu a vacina Coronavac. Este vídeo, entretanto, é de 2018, e a idosa morreu após ser vacinada contra o vírus influenza H1N1. É importante ressaltar que a causa da morte não foi a vacina, e, sim, um infarto agudo do miocárdio. 

Outra notícia mostra a foto de uma mulher estadunidense em uniforme médico, recebendo uma injeção, enquanto segura uma ultrassonografia que indica que ela está grávida. A notícia traz tweets em que a mulher afirma ter tido um aborto espontâneo após tomar a vacina contra a covid-19. Entretanto, a mulher na foto, Amy Guy-Ulrich, e seu bebê seguem bem e saudáveis, os tweets associados à sua imagem pertenciam a outra mulher.

É vital lembrar que as vacinas contra a covid-19 são comprovadamente eficazes e seguras e que,  segundo o Programa de Farmacovigilância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as notificações de eventos adversos não indicam qualquer relação das vacinas com eventos graves ou mortes. Ademais, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) afirmam que a vacina é segura para mulheres que estão grávidas ou amamentando.

Sempre questione as notícias que chegam até você e busque informações em fontes confiáveis. 


Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Coordenação: Rosemeire Talamone

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.