Ambiente é o Meio #9: Paisagem urbana é uma construção cultural que deve se relacionar bem com a natureza

Luciana Schenk, professora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP aborda o paisagismo em áreas urbanas e seu impacto na vida dos cidadãos

 01/09/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 02/09/2021 as 18:00
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #9: Paisagem urbana é uma construção cultural que deve se relacionar bem com a natureza
/

O podcast Ambiente é o Meio desta semana conversa com a arquiteta e urbanista Luciana Schenk, professora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, sobre paisagem urbana, espaços públicos e gestão territorial. De acordo com a professora, a paisagem das cidades é política, mas também faz parte da vida dos seres humanos e deve ser pensada pela arquitetura. 

“A paisagem é uma construção cultural, aquilo que tece a nossa relação com a natureza”, afirma Luciana lembrando que é também resultado da construção histórica e, como tal, tem relação com as questões infraestruturais das cidades. Mas, argumenta a urbanista, essa infraestrutura deve ser verde e observar “os pulsos da natureza” ao mesmo tempo que se liga a “questões subjetivas da vida”, como estética e cultura.  

Mas, nessa relação com o meio ambiente, muitas construções urbanas ocorrem em lugares inapropriados e geram prejuízos à natureza e à própria vida humana. Segundo Luciana, são casos em que se pensa apenas nas soluções urbanas, ignorando as funções ambientais e sociais de lugares de preservação. Como exemplo, cita a construção de avenidas às margens do Rio Tietê, em São Paulo, e recentes acontecimentos em São Carlos, interior paulista, com tamponamento de rios. 

É importante compreender a história “com os olhares daquele tempo”, adverte a professora se referindo à época em que essas construções foram planejadas e executadas. O objetivo era “resolver o problema da circulação” nas cidades brasileiras, mas, como o problema foi ocasionado por ações humanas, não dá para “colocar a culpa na natureza”, finaliza. 


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.