Ambiente é o Meio #88: Política de interesses impede universalização do saneamento básico

Para especialista, privatização restringe atendimento às cidades pequenas e povos do campo, florestas e águas

 21/06/2023 - Publicado há 10 meses
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #88: Política de interesses impede universalização do saneamento básico
/

O Ambiente é o Meio desta semana conversa com o engenheiro civil e Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Luiz Roberto Santos Moraes. Estudioso e militante há 50 anos na área de Saneamento Básico, Moraes faz um apanhado histórico da realidade brasileira no setor desde a promulgação da Lei 11.445, de 2007, que estabeleceu as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal, lei que, argumenta o professor, ficou conhecida como marco legal regulatório do saneamento básico, uma vez que ampliou o conceito vigente na época de abastecimento de água e tratamento sanitário para agregar também “drenagem e manejo de águas pluviais e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos”, entre outros conceitos.

As dificuldades do saneamento básico no Brasil persistem, avalia Moraes, pela visão do governo quanto ao investimento nas questões básicas: “50% do orçamento geral da União executado nos últimos anos foi usado para pagamento de juros e amortizações da dívida pública brasileira, enquanto apenas 3% vai para a saúde, 2,6% para educação e 0,00004%, praticamente nada, para saneamento”, enfatiza.

Quanto à privatização dos serviços de saneamento, o professor argumenta que o interesse de empresas privadas recai sobre áreas de retorno econômico, não atendendo então às periferias de grandes cidades, os pequenos municípios, as populações do campo, água e florestas.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.