Ambiente é o Meio #84: Fundo Casa Socioambiental apoia mais de 3 mil projetos nos seus 18 anos

O fundo atua para angariar recursos para projetos comunitários de indígenas, ribeirinhos, quilombolas, extrativistas, pescadores em prol da defesa do meio ambiente

Por
 25/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 01/06/2023 as 16:27
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #84: Fundo Casa Socioambiental apoia mais de 3 mil projetos nos seus 18 anos
/

Ambiente é o Meio desta semana conversa com a ambientalista Maria Amália de Souza do Fundo Casa Socioambiental, projeto que fortalece organizações com o apoio a programas socioambientais relevantes na diversidade de biomas e populações da América do Sul desde 2005. O fundo apoia diretamente grupos de base comunitária, que segundo Maria Amália, são ‘guardiões’ dos grandes biomas da América do Sul.

Nos 18 anos de de existência do Fundo, mais de 3 mil projetos ganharam apoio financeiro. “É um trabalho bem meticuloso que coloca recursos numa série de abordagens para um resultado positivo, que é o que a gente tem buscado fazer. Nós não executamos nenhum projeto, nós apoiamos grupos de base comunitária, então o nosso grande público são as comunidades que geralmente nunca receberam nenhum apoio. Atualmente estamos com uma média de 500 projetos por ano”, diz a ambientalista.

Nos últimos quatro anos, segundo Maria Amália, foram atendidos mais de 500 projetos indígenas em 177 etnias, ou seja, mais da metade das etnias indígenas que existem no Brasil que são 305, sem contar os povos isolados sem informações sociais conhecidas. “Isso é uma façanha que até hoje nunca ninguém fez, também, porque não quis fazer”, completa Maria Amália.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.