Ambiente é o Meio #107: Documentário dá voz à aliança indígena contra o garimpo

Diretores falam sobre a produção do documentário “Escute: A terra foi rasgada”, que mostra a realidade de povos indígenas pressionados pelo garimpo

Por
 01/11/2023 - Publicado há 6 meses     Atualizado: 06/11/2023 as 7:35
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #107: Documentário dá voz à aliança indígena contra o garimpo
/

No episódio do podcast Ambiente é o Meio dessa semana, os documentaristas Cassandra Mello e Fred Rahal Mauro comentam a produção do filme Escute: A terra foi rasgada, que apresenta a aliança entre as tribos indígenas kayapó, yanomami e munduruku em defesa dos seus territórios ameaçados pelo garimpo. 

Os diretores comentam que a produção do novo documentário partiu da afinidade que têm com temas ambientais e sociais. Mauro diz que sempre esteve ideologicamente ligado às causas ambientais e tenta, profissionalmente, mesclar esses ideais com seus trabalhos no audiovisual. Os documentaristas explicam que, ainda que o filme aborde a questão do garimpo, a história foi trabalhada de forma que o sofrimento desses povos e o garimpo não ofuscassem outras questões da realidade, da força e das culturas das tribos. Cassandra informa que o roteiro do documentário foi trabalhado de maneira que as informações ficassem bem distribuídas entre três blocos. 

Além da estrutura narrativa, o documentário também inclui falas nas línguas maternas das três tribos. Segundo Cassandra, a decisão de adotar diferentes idiomas, ainda que difícil, não era apenas uma questão de complexidade técnica, mas também uma forma de respeito ao compreender como alguém pensa, como constrói seus pensamentos e como se expressa, estabelecendo uma maior conexão. 

Os dois cineastas viram na experiência da produção uma oportunidade de conscientização. Ainda que as aldeias filmadas sejam contra o garimpo, elas sofrem com invasões próximas ou nos rios, segundo Mauro. “A gente escolheu não ir para lugares onde a gente pudesse colocar inclusive os indígenas em risco”, afirma o documentarista. 

O documentário circula atualmente em festivais no Brasil e também internacionalmente. Para Mauro, um esforço de ouvir as vozes dos povos indígenas se faz necessário nos movimentos socioambientais para entender a realidade dos povos e o que eles têm a dizer.

*Estagiário sob supervisão de Rita Stella


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.