Ambiente é o Meio #104: Memória indígena é instrumento de preservação do meio ambiente

O ativista ambiental Ailton Krenak fala sobre seu livro “Ideias Para Adiar o Fim do Mundo” e a importância do sagrado na relação entre os povos indígenas e a natureza

Por
 12/10/2023 - Publicado há 7 meses
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #104: Memória indígena é instrumento de preservação do meio ambiente
/

O Ambiente é o Meio desta semana entrevista Ailton Krenak, renomado líder indígena, ambientalista, jornalista, poeta, escritor e professor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Reconhecido como uma das figuras proeminentes do movimento indígena brasileiro, Krenak discute os temas abordados em seu livro Ideias Para Adiar o Fim do Mundo e destaca a importância fundamental de seu povo para a preservação da vida no planeta Terra.

Desde março, o escritor era membro da Academia Mineira de Letras e, recentemente, se tornou o primeiro indígena eleito à Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a vaga de José Murilo de Carvalho, que morreu em agosto. Krenak concorreu com Mary Lucy Murray Del Priore e Daniel Munduruku, também ativista indígena. 

Sua jornada no movimento indígena, conta o professor, começou nos anos 1980 com sua atuação na Assembleia Nacional Constituinte, desempenhando papel crucial para a Constituição Brasileira de 1988 em relação aos direitos civis indígenas. Diz que a participação na Assembleia ocorreu por meio de uma emenda popular e destaca a oportunidade de realizar uma intervenção única em defesa dos índios para a Constituição. 

No livro Ideias Para Adiar o Fim do Mundo, o líder indígena examina a conexão entre a humanidade e o meio ambiente, além de sua perspectiva nativa e local. “Eu olhei o mundo e falei que ele estava ao avesso”, afirma ao questionar a forma como os povos originários são tratados nos países do Cone Sul.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.