Suzana Herculano-Houzel é a nova titular da Cátedra Otávio Frias Filho, do IEA-USP

Cerimônia de posse, on-line, será às 15 horas desta terça-feira, dia 9, e poderá ser acompanhada pelo site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

08/05/2023 - Publicado há 12 meses
Cerimônia de posse marca a nova titularidade da Cátedra Otávio Frias Filho para o período 2023-2024 – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Nesta terça-feira, 9 de maio, às 15 horas, acontecerá a cerimônia de posse de Suzana Herculano-Houzel como titular da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, para o período 2023-2024. Suzana, que é bióloga e neurocientista, sucede o jornalista Muniz Sodré, que ocupou a vaga de 2021 até este ano. A cerimônia será on-line, com transmissão ao vivo pelo site do IEA ou YouTube, mediante inscrição prévia.

Na oportunidade, Suzana irá proferir a conferência intitulada Desde que funcione: por uma visão mais otimista da vida onde a diversidade é a norma, na qual argumentará por que a expressão “sobrevivência do mais apto” é, para ela, a mais tóxica que a humanidade já pronunciou. Além da nova titular, a cerimônia terá a participação de Muniz Sodré e de representantes das instituições parceiras na Cátedra: o IEA e o jornal Folha de S. Paulo. Veja a programação abaixo.

Suzana Herculano-Houzel – Foto: Arquivo pessoal

Reconhecida por suas pesquisas sobre a evolução do cérebro e divulgação da ciência para a sociedade, Suzana é professora associada dos departamentos de Psicologia e Ciências Biológicas da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, e colunista da Folha. O ciclo coordenado por ela ao longo do próximo ano buscará compreender as relações entre a ciência, a comunicação e a diversidade enquanto elementos contemporâneos fundamentais para a existência da democracia.

Suzana explica que, por décadas, cientistas presumiram que as várias formas de vida em geral, e cérebros em particular, seriam “sistemas otimizados ao longo de gerações de adaptação por seleção natural”, que levariam à evolução de formas diversas, cada uma “aperfeiçoada à sua realidade como resultado de um processo de sobrevivência do mais apto”.

No entanto, a pesquisadora mostra que há uma realidade muito diferente da vida, das suas formas mais simples (a vida unicelular) às mais complexas (a vida em sociedade), passando, claro, por cérebros. São “sistemas auto-organizados, diversos por natureza – porque a biologia nunca é 100% eficiente nem eficaz – e que se autoperpetuam, não porque são ‘os melhores’ ou ‘mais aptos’, mas simplesmente porque podem”, diz.

Cátedra

Criada em 2021, a cátedra tem como objetivo promover pesquisas e disseminar conhecimento sobre o papel da comunicação para a manutenção e o constante fortalecimento da democracia, incluindo os direitos das minorias e contra os diferentes tipos de discriminação.

Sob a liderança de Sodré, foram realizados diversos seminários no ciclo O Que É Ser Brasileiro.

Boas-vindas do coordenador acadêmico da Cátedra, André Chaves de Melo Silva

Palavras do diretor do Instituto de Estudos Avançados, Guilherme Ary Plonski

Palavras do irmão de Otávio Frias Filho e publisher da Folha de S. Paulo, Luiz Frias (a confirmar)

Palavras do diretor de redação do jornal Folha de S. Paulo, Sérgio Dávila