USP regulamenta intercâmbio para pós-graduandos nacionais

Alunos de instituições brasileiras terão direito a benefícios e certificado do Programa de Mobilidade

08/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 13/08/2019 as 17:14
Arte: Jornal da USP

Em uma iniciativa inédita no Brasil, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação criou um Programa de Mobilidade de Estudantes de Pós-Graduação para alunos de instituições nacionais realizarem pesquisas e atividades de pós-graduação na USP.

O programa regulamenta a situação de pós-graduandos brasileiros que não pertencem à Universidade, mas desenvolvem nela suas atividades, muitas vezes de maneira informal. Por meio dessa iniciativa, esses alunos passarão a ter registro no sistema Janus, Certificado de Programa Mobilidade, carteirinha USP, acesso às bibliotecas, alimentação, atividades esportivas e atendimento no Hospital Universitário.

“O objetivo do programa é aumentar a mobilidade do estudante entre as universidades brasileiras. Quando o aluno tem a oportunidade de interagir com outra instituição ele incrementa seu trabalho, entra em contato com outras pesquisas, e isso agrega valor ao seu trabalho. Outra vantagem é que as publicações feitas em parceria com outras instituições, mesmo brasileiras, têm um impacto maior do que aquelas apenas com autores da USP”, explicou o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr.

Para se inscrever, o aluno deverá fazer uma solicitação à Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de seu interesse, com uma carta de recomendação de seu orientador, um cronograma das atividades a serem desenvolvidas e um parecer do docente USP que ficará responsável pela supervisão. É necessário que a instituição de origem firme um Termo de Adesão com a USP.

O período de permanência do estudante no programa deverá ser de três a 12 meses, prorrogável por até 12 meses.

“Esperamos que o programa aumente a interação entre grupos de pesquisa, seja na mesma área ou em uma pesquisa interdisciplinar, melhorando a qualidade da produção científica brasileira e o impacto das nossas publicações. Vale a pena investirmos nesse tipo de colaboração com instituições nacionais”, ressaltou Carlotti.

A Pró-Reitoria buscará acordos de reciprocidade com outras universidades do Brasil, para que nossos alunos também possam ter essa experiência em centros de pesquisas de excelência nacionais.