USP quer articular ações culturais e de extensão com a Secretaria Municipal de Cultura

A vice-reitora da Universidade participou, no dia 24 de julho, de uma reunião com a secretária Municipal de Cultura de São Paulo para tratar do assunto

25/07/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 28/07/2023 as 15:42
(Da esq. p/ dir.) Hussam El Dine Zaher, Marli Quadros, Aline Torres, Maria Arminda do Nascimento Arruda e Rodrigo Amaral – Foto: Divulgação

Com o objetivo de fomentar as ações culturais promovidas pela USP, a vice-reitora da Universidade, Maria Arminda do Nascimento Arruda, participou, no dia 24 de julho, de uma reunião com a secretária Municipal de Cultura de São Paulo, Aline Nascimento Barrozo Torres.

Também participaram do encontro a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite; o pró-reitor adjunto, Hussam El Dine Zaher; e o pesquisador da USP e assessor da Vice-Reitoria, Rodrigo Correia do Amaral.

Na oportunidade, Maria Arminda explicou que o encontro se justificava pela importância de harmonizar as ações culturais promovidas pela USP com a política cultural municipal e estadual, “de forma a otimizar esforços e contribuir para a inclusão do maior número de cidadãos nas atividades realizadas pelos órgãos culturais da Universidade”.

A pró-reitora, por sua vez, apresentou informações sobre os equipamentos culturais da USP que estão sob a responsabilidade da Pró-Reitoria. Marli comentou, ainda, sobre o impacto positivo de novas ações, como o evento “Pedalando com Cultura na USP”, em comemoração ao Dia da Bicicleta, a programação diversificada do Cinema da USP “Paulo Emílio” (Cinusp) e os concertos da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp).

O pró-reitor adjunto, que também é coordenador executivo do Grupo de Trabalho dos Museus da USP, destacou a necessidade de aprimorar os serviços de transporte de alunos das escolas públicas para esses equipamentos culturais e para os museus da Universidade, de maneira a avançar na inclusão dessa população.

A secretária de Cultura propôs o estreitamento da relações entre a área que coordena e a Universidade, além da articulação com a Secretaria de Educação, para oferecer transporte aos estudantes nas visitas aos museus.

No encontro, o pesquisador Rodrigo Correia do Amaral também apresentou o projeto FinFun – fintech for fun, que pretende estruturar um banco digital voltado a artistas, produtores culturais e empreendedores das indústrias criativas, com serviços voltados às necessidades desse segmento.