USP lança novo portal de serviços para a comunidade universitária

Novo portal vai integrar as funcionalidades dos sistemas corporativos e melhorar a navegação dos usuários

Editorias: Institucional - URL Curta: jornal.usp.br/?p=329222
O novo portal deverá entrar no ar no próximo mês de setembro – Imagem: STI/USP

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) está lançando o Portal de Serviços Computacionais voltado para a comunidade universitária.

Com o novo portal, alunos, professores e funcionários da Universidade poderão acessar todos os serviços acadêmicos e administrativos que hoje compõem os Sistemas USP, de forma personalizada, com visualização moderna e rápida. Além disso, o portal possui interface totalmente integrada e ajustável e funciona de forma simples e intuitiva em celulares, tablets e computadores.

Dentre as novas funcionalidades do portal estão um menu integrado por funções, a criação de uma lista de tarefas pendentes e um sistema de busca e localização dos serviços por palavra-chave.

“O novo portal tem como principal objetivo integrar todas as funcionalidades dos sistemas corporativos e, ao mesmo tempo, melhorar a navegação dos usuários”, afirma o superintendente da STI, João Eduardo Ferreira.

Ferreira destaca três aspectos importantes do novo sistema no que se refere à navegação. O primeiro está relacionado ao menu integrado do lado esquerdo, “que reagrupa os serviços corporativos já disponíveis, só que agora de outra forma. Antes tínhamos os sistemas acadêmicos, como Júpiter, Janus, Apolo e Atena, e os administrativos, como Marte e Mercúrio, que, a partir de agora, serão agrupados neste novo menu”.

O segundo aspecto, segundo ele, é o “uso de palavras-chave para encontrar a função que se quer, independentemente do sistema em que esta função se encontra. Além disso, o usuário, ao entrar no portal, poderá visualizar suas tarefas pendentes e realizá-las de forma mais eficiente”.

“Esse portal não é simplesmente a junção dos sistemas corporativos ora existentes. Possui diversos aperfeiçoamentos e facilitará ainda mais a interação com o usuário. Será um passo decisivo para melhorar, ainda mais, a informatização eficiente da nossa universidade”, destaca o reitor da USP, Vahan Agopyan.

A partir deste mês de junho, a STI deverá promover treinamentos junto às Unidades de Ensino e Pesquisa para a utilização do novo portal, que está previsto para entrar em funcionamento a partir de setembro.

Assista, a seguir, ao vídeo produzido pela Superintendência.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.