USP e Universidade Nova de Lisboa promovem conferência sobre sustentabilidade

11/09/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 13/09/2023 as 8:52
Durante dois dias, o auditório da Reitoria da universidade portuguesa foi palco das mais diversas apresentações sobre os desafios de sustentabilidade – Foto: Unidade de Comunicação e Imagem/Nova

A USP e a Universidade Nova de Lisboa promoveram, nos dias 7 e 8 de setembro, a primeira edição da Conferência de Intercâmbio e Conhecimento NOVA/USP, dedicada ao tema da sustentabilidade.

Durante dois dias, o auditório da Reitoria da universidade portuguesa foi palco de apresentações e debates de pesquisadores das duas universidades, que discorreram sobre os desafios da sustentabilidade enfrentados pela humanidade e qual a melhor forma de responder à pergunta: “que planeta vamos deixar para gerações futuras?”

“As universidades têm o papel imprescindível de apontar caminhos para uma melhor convivência com o planeta, mas não vamos conseguir nada se não for um trabalho coletivo”, afirmou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, na abertura do evento.

O reitor da Universidade Nova de Lisboa, João Sàágua, destacou que “produzir, transmitir e usar conhecimento para ter um impacto relevante e positivo na sustentabilidade: este é nosso compromisso com a sociedade. Mas sabemos que nenhuma instituição será bem-sucedida sozinha”.

Esta foi a primeira de uma série de conferências, resultado de uma parceria estratégica firmada entre as duas instituições, que visam criar oportunidades para os pesquisadores se conhecerem, de forma a trocarem experiências e partilharem interesses, estimulando, assim, o desenvolvimento de projetos comuns.

Além da conferência, no dia 6, os dirigentes da USP também tiveram a oportunidade de se reunir com diretores e conhecer as instalações de sete Unidades de Ensino da Universidade Nova de Lisboa – dentre elas, as de Medicina, de Direito e de Economia.

Faziam parte da delegação da USP presente ao encontro o pró-reitor adjunto de Inovação, Raul González; a superintendente de Gestão Ambiental, Patrícia Iglecias; o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, Sérgio Proença; a diretora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Thaís Vieira; e o coordenador do Centro de Estudos da Amazônia Sustentável, Paulo Artaxo; entre outros representantes da Universidade.

Assista, a seguir, à íntegra da conferência.

(Com informações do Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade Nova de Lisboa)