Centro Intercultural Internacional inaugura o Israel Corner

Resultado de uma parceria com o Consulado-Geral de Israel em São Paulo, o espaço é dedicado à divulgação da cultura e da história de Israel

16/12/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 22/12/2021 as 17:07
[A partir da esquerda] Vahan Agopyan, Aviel Avraham e Valmor Tricoli – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
“Esse é um espaço para nos lembrar da história de Israel e dos judeus, mas também que nos transporta para o ambiente cosmopolita e contemporâneo dos centros de pesquisa da moderna Tel Aviv. Somos um povo que acredita no poder da educação e da ciência e estamos de portas abertas para receber os talentosos alunos da USP, para dividir ideias em meio a culturas tão distantes”, afirmou o vice-cônsul de Israel, Aviel Avraham, na inauguração do Israel Corner.

O espaço está localizado no recém-inaugurado Centro Intercultural Internacional (CII), um ambiente dedicado à internacionalização, difusão de diferentes culturas, troca de experiências e divulgação de oportunidades no Brasil e no exterior.

“No século XXI, a globalização é uma realidade e as instituições de ensino têm a obrigação de oferecer aos nossos alunos um ambiente internacional, globalizado. Essa iniciativa vai contribuir para aumentar o intercâmbio e tornar nossos jovens cada vez mais abertos ao relacionamento internacional, respeitando e compreendendo a cultura de outros países”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

O Israel Corner deverá realizar exposições, oficinas e outras atividades para incentivar ainda mais o intercâmbio cultural e acadêmico entre instituições dos dois países.

A cerimônia de inauguração do Israel Corner foi realizada no dia 15 de dezembro e contou com a presença da pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; do diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Guilherme Ary Plonski; além de dirigentes, pesquisadores e representantes de consulados de diversos países.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Centro Intercultural Internacional

O Centro Intercultural Internacional, uma iniciativa da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), é um espaço multicultural para convívio, troca de experiências e formação de parcerias.

+ Mais

USP inaugura Centro Intercultural Internacional com lançamento do Korea Corner

O centro foi inaugurado em novembro, com a abertura do Korea Corner, um espaço dedicado à divulgação da cultura coreana e de oportunidades de parcerias e intercâmbio na Coreia. Outros países devem inaugurar em breve seus espaços no CII, como Irlanda, França, Índia, Alemanha e Itália.

“A instalação e o desenvolvimento do CII faz parte da política de internacionalização da USP e possibilita criar ambientes internacionais dentro da própria Universidade, para serem usufruídos por toda a comunidade. É um ambiente multicultural de recepção, acolhimento, divulgação de oportunidades de intercâmbio e realização de oficinas e eventos que possibilitem a interação dos nossos alunos e pesquisadores com outras culturas”, explicou o presidente da Aucani, Valmor Alberto Augusto Tricoli.

Além do espaço intercultural, o centro também possui um Escritório de Recepção Acadêmica aos Estrangeiros e Instituições Nacionais, que oferece informações sobre procedimentos de intercâmbio, documentação junto à Polícia Federal e recepção às delegações que visitam anualmente a Universidade.

Localizado no Centro de Difusão Internacional (CDI) – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, 1º andar, na Cidade Universitária, São Paulo –, o Centro Intercultural Internacional funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

O Israel Corner deverá realizar oficinas, exposições e outros eventos para divulgar a cultura e a pesquisa de Israel – Foto: Marcos Santos/USP Imagens