Sessão solene da Câmara Municipal de São Carlos comemora os 90 anos da USP

A sessão solene “90 anos da USP” celebrou o aniversário da Universidade de São Paulo e exaltou seu papel transformador na cidade de São Carlos

22/03/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 02/04/2024 as 17:41
O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior recebe a placa comemorativa pelos 90 anos da Universidade de São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Câmara Municipal de São Carlos realizou, na noite desta quinta-feira, dia 21 de março, uma sessão solene em comemoração aos 90 anos da Universidade. A solenidade contou com a presença do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e da vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda.

“Comemorar com a comunidade uspiana essa importante efeméride é uma oportunidade que temos de reconhecer e valorizar a contribuição da USP para o conhecimento, a inovação, o progresso e a libertação deste País. É também a oportunidade para expressarmos nossa gratidão a tantos quantos impulsionam as unidades da USP em São Carlos com seu talento e empenho, inspirados pelo idealismo dos pioneiros que fincaram as bases dessa extraordinária universidade”, afirmou o vereador Azuaite Martins de França na abertura da sessão solene.

O vereador Djalma Nery, propositor da homenagem, ressaltou que “todos nós reconhecemos que São Carlos não teria a pujança e esse grande potencial que conhecemos, não fosse a presença da USP. Temos em nossa cidade um exemplo do pulsar da inovação e do vigor intelectual da comunidade uspiana, com um efeito multiplicador extraordinário. Se para o Brasil a USP tem sido, nos seus 90 anos de história, um referencial para o ensino superior, na nossa cidade ela foi a iniciadora de um ciclo de progresso que não parou. A USP abriu caminho para tornar realidade um centro universitário que mais tarde recebeu também a Universidade Federal e instituições particulares. O progresso de verdade não pode prescindir do desenvolvimento científico”.

Nery falou sobre a história da USP na cidade de São Carlos e ressaltou a participação de cidadãos são-carlenses no desenvolvimento da Universidade, especialmente Christiano Altenfelder Silva, que era o secretário estadual de Educação no momento da sua fundação, em 1934, e o deputado estadual Miguel Petrilli, autor da Lei n° 161, de 1948, que determinou a descentralização e a criação de unidades no interior do Estado, como a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

A sessão solene “90 anos da USP” foi realizada na Sala das Sessões do Edifício Euclides da Cunha – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O diretor da Escola de Engenharia de São Carlos e presidente do Conselho Gestor do Campus, Fernando Martini Catalano, deu um depoimento sobre a influência da Universidade em sua vida. “Quando a USP se estabeleceu aqui em São Carlos, há mais de 40 anos, ela transformou a cidade tanto na sua maneira de pensar, na maneira de discutir, na interação com a população local e com a tecnologia. A transformação que a Universidade traz para o ambiente onde ela se estabelece é imensa. A USP cria embaixadores que carregarão para o resto de suas vidas esse nome, Universidade de São Paulo, em seus corações”, afirmou.

Também prestigiaram a cerimônia o secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Wamberto Zanquim Junior; a vice-reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Maria de Jesus Dutra dos Reis; o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da USP, Adenilso da Silva Simão; o superintendente do Espaço Físico, Miguel Antonio Buzzar; o coordenador-executivo do Gabinete do Reitor, Edmilson Dias de Freitas; dirigentes da Universidade e vereadores.

Novos movimentos

“Quando estávamos planejando a celebração dos 90 anos, nós optamos por fazer um agradecimento para a sociedade paulista, mostrando a relação da Universidade com a sociedade. Essa é a razão das nossas celebrações. Porque quando a Universidade foi criada, em 1934, ela foi criada dentro de um pensamento da população de São Paulo, das elites paulistas”, explicou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

O dirigente também ressaltou que, em sua história, a USP passou por grandes movimentos – como o de formação de uma verdadeira universidade brasileira e o de interiorização desta universidade – e que, atualmente, o foco dos movimentos está na inclusão social, no desenvolvimento sustentável e na inovação.

“Esses três aspectos modernizam a Universidade, incorporando aspectos novos da sociedade, mas mantendo a excelência e sem perder de vista o que foi estabelecido em nosso decreto, e que está em nosso DNA: a formação de recursos humanos de qualidade, a produção de ciência e a extensão. As universidades são uma fonte de mudança social dentro do Estado de São Paulo”, afirmou o reitor.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, em sessão solene da Câmara Municipal de São Carlos – Foto: Marcos Santos/USP Imagens