Reitor entrega documento aos estudantes com propostas para o fim da paralisação na USP

Documento foi entregue pelo dirigente aos estudantes; desde o início da paralisação, a Comissão da Reitoria realizou cinco reuniões com os manifestantes para discutir as reivindicações

10/10/2023 - Publicado há 7 meses     Atualizado: 23/10/2023 as 9:51
O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior entrega documentos aos estudantes – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior entregou aos estudantes um documento com propostas da Reitoria para o fim da paralisação na Universidade. A entrega foi realizada hoje, dia 10 de outubro, no prédio da Reitoria, em São Paulo.

De acordo com o documento, “a Reitoria disponibilizará imediatamente 1.027 vagas docentes, sendo que 879 já faziam parte da política de contratação da Universidade e 148 novas vagas serão distribuídas de acordo com as perdas ocorridas em cada unidade no ano de 2022”.  Além disso, “mantém a proposta de até o final de sua gestão realizar a reposição automática de todos os professores. As demais vagas de 2023 até 2025 serão decididas segundo o Conselho Universitário ano a ano, seguindo a proposição orçamentária”. “A Reitoria informa que nenhum curso será fechado por falta de professores”, diz o documento.

Sobre a alimentação nos restaurantes universitários, o fornecimento de refeições será uniformizado, “ou seja, todos os restaurantes universitários de todas as unidades fornecerão café da manhã e almoço aos sábados, no estabelecimento ou renovação dos contratos com as empresas privadas dos restaurantes, até junho de 2024. Além disso, a PRIP [Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento] apresentará, em 15 dias, as sugestões em relação aos restaurantes universitários, incluindo o jantar aos finais de semana e possíveis soluções emergenciais para essas ausências do fornecimento de refeições aos finais de semana até o término dos contratos”.

Em relação às bolsas do Programa Unificado de Bolsas (PUB), segundo o documento, “a Reitoria realizará uma nova rodada de distribuição das bolsas PUB não contempladas ainda este ano”.

Clique aqui e acesse a íntegra do documento.

Desde o início da paralisação dos estudantes, em 20 de setembro, a Comissão da Reitoria realizou cinco reuniões com os manifestantes para discutir as reivindicações.