Reitoria se encontra com as unidades do Quadrilátero Saúde-Direito

O programa Reitoria no Campus tem como objetivo promover a interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica em todos os campi da USP

26/06/2023 - Publicado há 10 meses

Abertura do programa Reitoria no Campus – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Nesta sexta-feira, dia 23 de junho, o Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD) foi palco do terceiro encontro do programa Reitoria no Campus, ciclo 2023. Representantes da administração central e da comunidade do Quadrilátero Saúde-Direito (QSD) – formado pela Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina (FM), Faculdade de Saúde Pública (FSP) e Escola de Enfermagem (EE) – reuniram-se para discutir as ações desenvolvidas pela Reitoria e também identificar as principais demandas locais.

“A USP tem a característica de ser uma instituição de alto padrão acadêmico, cientifico e cultural e, ao mesmo tempo, ser uma instituição em transformação, que está se tornando mais inclusiva, mais coerente com a dinâmica das sociedades contemporâneas e mais aberta ao diálogo”, afirmou a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, na abertura da reunião.

Maria Arminda também apresentou as atividades que a Vice-Reitoria tem desenvolvido, como a discussão sobre as atribuições da Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert) no sistema de avaliação docente, a conclusão do quinto Ciclo da Avaliação Institucional, a realização do 6º Congresso de História Intelectual da América Latina e da segunda edição do USP Pensa Brasil, e o planejamento das atividades para a celebração dos 90 anos da Universidade, em 2024.

Em seguida, o coordenador-executivo do programa, Bruno Caramelli, apresentou o andamento das ações da Reitoria desenvolvidas em resposta aos problemas levantados pela comunidade no ano passado. Entre os tópicos apresentados, estavam a contratação de servidores e docentes para as quatro unidades do Quadrilátero, a implantação do Plano de Saúde da USP e a ampliação do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil.

Caramelli também expôs as novas questões levantadas pela comunidade local, que foram agrupadas em sete blocos: recursos humanos, carreira, capacitação e treinamento; agilidade da gestão no âmbito administrativo; infraestrutura e segurança no campus; saúde mental; espaços de convivência; permanência
estudantil; e questões acadêmicas. Os pró-reitores e superintendentes fizeram considerações sobre os problemas apresentados.

Alunos da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Saúde Pública protestaram durante a reunião – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Discutindo com a comunidade

O diretor da Faculdade de Direito e presidente do Conselho Gestor do Quadrilátero Saúde-Direito, Celso Fernandes Campilongo, destacou a dualidade das universidades, que mesclam a tradição e a inovação.

“As universidades são instituições dinâmicas e inovadoras, mas que também não podem deixar de lado suas raízes e suas tradições. Esse é um dia repleto de discussões, de apresentações, demandas apresentadas pelas unidades. Reuniões como essa são muito importantes para o avanço da instituição”,
ressaltou Campilongo.

Enquanto a reunião principal acontecia no Salão Nobre com os dirigentes e os representantes das unidades do Quadrilátero Saúde-Direito, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior se reuniu com estudantes das Atléticas da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Saúde Pública, que reivindicavam, entre
outros assuntos, o uso compartilhado do espaço da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, da Faculdade de Medicina.

O reitor se reuniu com os estudantes para ouvir suas reivindicações – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Reitoria no Campus da USP Leste

No dia 16 de junho, o reitor, a vice-reitora e representantes das pró-reitorias, superintendências e órgãos centrais visitaram o campus USP da Área Capital-Leste para uma conversa com docentes, funcionários e alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

O encontro foi uma oportunidade para ouvir os estudantes da EACH, que reivindicaram a contratação de docentes, especialmente para os cursos de Obstetrícia, Gerontologia e Gestão Ambiental, e questionaram os novos critérios adotados para a concessão do auxílio-permanência.

O evento no Campus USP da Área Capital-Leste foi a segunda reunião do ciclo 2023 do Programa Reitoria no Campus.

Estudantes conversam com o reitor e outros dirigentes sobre suas principais demandas – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Reitoria no Campus

Lançado no ano passado, o programa Reitoria no Campus é um ciclo de
reuniões em que representantes da Administração Central passam o dia em um dos sete campi da USP – Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e na capital – para se encontrarem com representantes da comunidade local e estimular o diálogo na Universidade.

A ideia é que, com uma maior interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, temas relacionados a cada campus possam ser discutidos com maior efetividade, debatendo propostas, formulando soluções e tornando a gestão mais integrada, descentralizada e participativa.

As reuniões em cada um dos campi devem acontecer pelo menos uma vez por ano e a organização conta com a participação do Conselho Gestor e da Prefeitura do Campus USP local.