Piracicaba encerra ciclo de reuniões do programa Reitoria no Campus 2022

O programa Reitoria no Campus tem como objetivo promover a interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica em todos os campi da USP

02/12/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 07/12/2022 as 18:25

A reunião com o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda aconteceu no Anfiteatro da Central de Aulas da Esalq – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O

campus USP “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba, recebeu nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, dirigentes da Reitoria para discutir os principais desafios da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena).

“É muito importante que as ações que desenvolvemos na Reitoria estejam de acordo com o que as pessoas pensam, com as suas preocupações, para que possamos fazer uma gestão conectada. Não tem sentido estarmos trancados no gabinete. Essa interação com a comunidade é uma estratégia para que possamos fazer adaptações de acordo com a realidade e as necessidades que vão surgindo durante o tempo de gestão. Tenho a certeza de que nós estamos saindo dessa reunião diferentes do que quando chegamos”, explicou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Para o coordenador-executivo do programa, Fernando de Queiroz Cunha, “essa é uma reunião de trabalho em que poderemos discutir os problemas gerais da Universidade e os problemas específicos do campus de Piracicaba”.

Piracicaba encerra o ciclo de reuniões do programa Reitoria no Campus, em que representantes da Administração Central passam o dia em um dos sete campi da USP – Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e na capital – para se encontrar com representantes da comunidade local e estimular o diálogo na Universidade.

A ideia é que, com uma maior interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, temas relacionados a cada campus possam ser discutidos com maior efetividade, debatendo propostas, formulando soluções e tornando a gestão mais integrada, descentralizada e participativa.

Entre as principais questões levantadas pela comunidade estão a reposição de claros docentes, a contratação de servidores, investimento em infraestrutura, ações para a promoção da saúde mental, a necessidade de modernização do ensino de graduação, a incorporação de novas tecnologias de ensino, o financiamento da pós-graduação, gestão de projetos de pesquisa e a realização de mais atividades culturais nos campi do interior.

O prefeito do Campus USP Luiz de Queiroz, Roberto Arruda de Souza Lima, apresentou as melhorias que estão sendo implantadas no campus – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Inaugurações

Aproveitando a visita do reitor a Piracicaba, o prefeito do Campus USP Luiz de Queiroz, Roberto Arruda de Souza Lima, apresentou a primeira etapa de implantação do plano de mobilidade do campus, que inaugurou bolsões de estacionamento, a ciclovia e as áreas de bem-estar. Além das obras de mobilidade, foram inaugurados o galpão de manutenção de materiais e o Núcleo de Estudos em Modelagem e Soluções Estratégicas (Nemse).

Lima também apresentou o Projeto USP Humaniza, que está sendo desenvolvido no campus e inclui ações para a promoção do equilíbrio emocional e psicológico e projetos como o Equoterapia e a Casa do Produtor Rural que, entre outras ações, viabilizam a doação de mais de 14 toneladas de alimentos para entidades assistenciais.

“É muito bom ver que essas inaugurações estão sintonizadas com o espírito e as diretrizes desta Reitoria, priorizando a qualidade de vida e a inovação. São iniciativas como essas que constroem um ambiente bom para viver, para estudar, para pesquisar”, afirmou o reitor.

Reitoria no Campus

O lançamento do programa Reitoria no Campus aconteceu em São Carlos, no dia 27 de maio. Também foram realizadas reuniões em Ribeirão Preto, em Pirassununga, na Área Capital-Leste, no Quadrilátero Saúde-Direito, na Cidade Universitária, em Bauru e em Lorena.

As reuniões em cada um dos campi devem acontecer pelo menos uma vez por ano e a organização conta com a participação do Conselho Gestor e da Prefeitura do Campus USP local.

+ Mais

Uma Reitoria mais próxima da comunidade dos campi

Escola de Artes, Ciências e Humanidades é sede da segunda edição do programa Reitoria no Campus

Inaugurações e debates marcam programa da Reitoria no campus de Ribeirão Preto