Museu Paulista abre inscrições para candidatos a diretor e vice-diretor

A principal demanda para os novos diretor e vice-diretor, que deverão estar à frente do Órgão no período de 2016 a 2020, será a de liderar a Instituição nos trabalhos de restauro do edifício do Museu e no estabelecimento de um programa de atividades preparatórias para as comemorações do Bicentenário da Independência, em 2022.

24/03/2016 - Publicado há 8 anos

Estão abertas as inscrições para os docentes da Universidade que tenham interesse em se candidatar aos cargos de diretor e vice-diretor do Museu Paulista. Este será o primeiro pleito para dirigentes do Museu no novo sistema eleitoral aprovado pelo Conselho Universitário, em sessão realizada em dezembro do ano passado.

O processo de eleição será conduzido por uma Comissão Eleitoral, formada pelos seguintes professores: Carlos Augusto Machado Calil (Escola de Comunicações e Artes); Carlos de Almeida Prado Bacellar (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas); Heloísa Maria Silveira Barbuy (Museu Paulista); Marcelo de Andrade Roméro (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo); além do diretor do Museu Histórico Nacional do Instituto Brasileiro de Museus e docente da Universidade Federal Fluminense, Paulo Knauss de Mendonça.

Os candidatos interessados deverão realizar a inscrição junto à Comissão Eleitoral, através do endereço eletrônico museupaulista-2016@usp.br ou por meio de envelope fechado, que deverá ser entregue na sede administrativa do Museu (Rua Brigadeiro Jordão, 149, no bairro do Ipiranga, em São Paulo).

As inscrições deverão ser acompanhadas do programa de gestão a ser implementado.

A principal demanda para os novos diretor e vice-diretor, que deverão estar à frente do Órgão no período de 2016 a 2020, será a de liderar a Instituição nos trabalhos de restauro do edifício do Museu e no estabelecimento de um programa de atividades preparatórias para as comemorações do Bicentenário da Independência, em 2022, mobilizando e otimizando as competências internas da instituição e mantendo-a em dinâmica positiva, com exposições e outras iniciativas voltadas ao público.

Os candidatos deverão, a partir do pedido de inscrição, desincompatibilizar-se de suas funções, até o encerramento do processo.

Chapas

A eleição será realizada em formato de chapas, em até dois turnos de votação.

Tendo em vista que o Museu Paulista não conta com professores titulares e associados 3 em seus quadros, poderão ser apresentadas, até o dia 8 de abril, as candidaturas compostas por professores titulares ou associados 3, 2 ou 1 de outras Unidades, desde que cada chapa contenha ao menos um docente do Museu como candidato a diretor ou a vice-diretor.

Caso o primeiro prazo se encerre sem que haja ao menos duas chapas inscritas, o prazo de inscrições será prorrogado por mais dez dias, no período entre os dias 11 e 20 de abril, em que poderão ser apresentadas candidaturas compostas exclusivamente por professores titulares e associados 3 externos ao Museu.

A relação das chapas inscritas será divulgada no site do Museu no dia 27 de abril. Entre os dias 2 e 6 de maio, a Comissão Eleitoral realizará debates públicos entre as chapas.

Colégio Eleitoral

O Colégio Eleitoral para a escolha dos novos dirigentes do Museu é formado pelos docentes da Instituição; pelos membros do Conselho Deliberativo; pelos diretores e representantes das Congregações no Conselho Universitário das Unidades Afins — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Faculdade de Educação (FE), Escola de Comunicações e Artes (ECA) e Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) — e pelos representantes dos servidores técnicos e administrativos.

O sistema de votação será on-line. O primeiro turno será realizado no dia 10 de maio, das 9h às 17h. Caso nenhuma das chapas obtenha maioria absoluta no primeiro turno, o segundo turno será realizado no dia 11 de maio entre as duas chapas mais votadas.

O edital completo da eleição está disponível neste link.