Presidente de Portugal visita o Museu de Arte Contemporânea da USP

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pela vice-reitora da Universidade, Maria Arminda do Nascimento Arruda, e pela vice-diretora do Museu, Marta Bogéa

04/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 06/07/2022 as 13:51
Em visita ao Museu de Arte Contemporânea da USP, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, passa diante de A Negra, de Tarsila do Amaral – Foto: Sérgio Miranda / MAC USP

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP recebeu, na manhã desta segunda-feira, dia 4 de julho, a visita do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O dirigente português percorreu as exposições em cartaz para conhecer o acervo do MAC, admirando-se com o autorretrato de Amedeo Modigliani e com a pintura A Negra, de Tarsila do Amaral. Visitou, em especial, a mostra Expedição Amazônia, da artista portuguesa Gabriela Albergaria, inaugurada no dia 2. Marcelo de Sousa foi recepcionado pelas professoras Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP, e Marta Bogéa, vice-diretora do MAC.

Maria Arminda ficou impressionada com a sensibilidade do presidente de Portugal. Segundo ela, o chefe de Estado português ficou satisfeito por inserir a visita ao MAC em sua programação cultural. “Foi um privilégio para a USP receber o senhor Marcelo Rebelo de Sousa, um homem culto, professor catedrático da Universidade de Lisboa, que aprecia a arte”, afirmou a vice-reitora. “Ele percorreu o museu com alegria. Disse que gostaria de ficar mais para observar atentamente a nossa coleção. Ficamos muito honrados”, disse.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, ao lado da professora Maria Arminda do Nascimento Arruda (à direita) e da pesquisadora do MAC, Helouise Costa, diante do autorretrato de Amedeo Modigliani – Foto: Sérgio Miranda / MAC-USP

A visita também foi repercutida no site oficial da Presidência da República Portuguesa.

O presidente português chegou ao Brasil no sábado, dia 2. No Rio de Janeiro, o dirigente participou de uma sessão comemorativa dos cem anos da travessia aérea do Atlântico Sul por Gago Coutinho e Sacadura Cabral e uma recepção à comunidade portuguesa no Consulado Geral Português. Em São Paulo, entre outras atividades, esteve na abertura oficial da 26ª Bienal Internacional do Livro, que, nesta edição, tem Portugal como país homenageado. O retorno de Sousa a Portugal está previsto para 5 de julho.