Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo visita obras do Museu do Ipiranga

Cerca de 70% das obras de reforma do edifício-monumento do Museu do Ipiranga estão concluídas; inauguração está prevista para setembro do próximo ano

 02/07/2021 - Publicado há 3 anos
Por
(Da esq. p/ dir.) Os deputados Carla Morando e Carlão Pignatari, o reitor Vahan Agopyan e o servidor da Superintendência do Espaço Físico, Mauro Halluli – Foto: Marcos Santos/USP Imagens.

 

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlão Pignatari, e a deputada estadual Carla Morando visitaram, no dia 1º de julho, as obras do Museu do Ipiranga. Os parlamentares foram acompanhados pelo reitor Vahan Agopyan; pela diretora do Museu, Rosária Ono; o vice-diretor da instituição, Amâncio Jorge de Oliveira; o secretário-geral da USP e presidente do Comitê Gestor do Novo Museu do Ipiranga, Pedro Vitoriano de Oliveira; e o superintendente do Espaço Físico da Universidade, Francisco Ferreira Cardoso.

Cerca de 70% das obras de reforma do edifício-monumento do Museu do Ipiranga estão concluídas. Quando a obra estiver finalizada, em setembro de 2022, o prédio, que é um patrimônio tombado nas esferas municipal, estadual e federal do governo, será dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços para apreciação visual de sua arquitetura, acessibilidade, sustentabilidade e segurança, com equipamentos especiais para a prevenção de incêndios.

Já o Edifício Ampliação, um espaço novo com 6.800 metros quadrados de área, está com 55% da obra concluída e deverá abrigar sala de exposições temporárias, salas para atendimento do programa educativo, café, auditório e lojas.

O Museu do Ipiranga foi fechado para visitação do público em 2013 e a expectativa é que seja reaberto, completamente renovado e ampliado, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.

Cerca de 70% das obras de restauro do edifício-monumento estão concluídas – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.