Poli recebe doação da empresa Trimble de laboratório para o curso de Engenharia Civil

Reitor visitou o espaço, que possibilitará a ampliação dos estudos com inovação nas áreas de construção civil e transportes

08/12/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 11/12/2020 as 19:22
Dirigentes e docentes da USP e representantes da Trimble participaram da visita – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

O reitor Vahan Agopyan visitou, no dia 8 de dezembro, o Trimble Technology Lab, laboratório da Escola Politécnica (Poli) voltado para treinamentos e pesquisas em projetos de edifícios 3D, Building Information Modeling (BIM), levantamentos topográficos e georreferenciamento, escaneamentos e ambientes construídos sustentáveis.

O espaço é resultado da parceria da Universidade com a empresa norte-americana Trimble,  que desenvolve tecnologia na área de posicionamento, modelagem, conectividade e análise de dados para toda a cadeia produtiva das indústrias, principalmente nas áreas de agricultura, construção, geoespacial e transportes e logística.

O Trimble Technology Lab proporcionará aos alunos da Poli, incluindo os dos Departamentos de Engenharia de Construção Civil (PCC) e de Engenharia de Transportes (PTR), experiência prática em soluções que abrangem escaneamentos de edifícios e canteiros de obra, modelagem arquitetônica e estimativas digitais de custo e cronograma da construção para melhorar a produtividade e reduzir custos.

“Para a USP, receber uma doação da Trimble não é apenas uma vantagem financeira para aprimorar um laboratório ou apoiar uma pesquisa. Primeiro, exprime a confiança investida naquilo que fazemos; segundo, representa o apoio às nossas atividades e, em terceiro lugar, a colaboração possibilita o diálogo contínuo com a Trimble, que certamente se fortalecerá conforme construímos essa relação com uma líder da tecnologia da construção”, destacou Agopyan.

(Da esq. p/ dir.) A diretora da Poli, Liegi Ledi Bariani Bernucci; o reitor Vahan Agopyan; e o vice-presidente global da Trimble, Carlos Alberto Pinto Nogueira – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

“Estamos entusiasmados em estabelecer nosso primeiro Trimble Technology Lab da América do Sul, em colaboração com a Universidade de São Paulo, renomada líder acadêmica no Brasil, para fortalecer a educação da nossa próxima geração de projetistas, arquitetos, empreiteiros, engenheiros e gestores no Brasil”, afirmou a diretora de Educação e Comunicação na Trimble, Allyson McDuffie.

O laboratório inclui vários equipamentos e softwares doados pela empresa, como a estação total robótica, estações totais mecânicas, sistema topográfico GNSS Trimble, um scanner a laser 3D e scanners de mão, além de softwares de monitoramento, de escaneamento, de processamento de dados geoespaciais e de modelagem 3D.

Também participaram da visita a diretora da Poli, Liedi Legi Bariani Bernucci, e o vice-presidente global da Trimble, Carlos Alberto Pinto Nogueira, além de docentes dos departamentos da escola e outros representantes da empresa.

(Com informações da área de Comunicação Institucional da Poli)