O vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, concedeu, no dia 21 de agosto, uma entrevista para a TV Assembleia para falar sobre o Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais. O documento define protocolos, oferece recomendações e apresenta orientações aos gestores e aos membros da comunidade universitária para a viabilização progressiva das atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos campi, que estão suspensas desde o dia 17 de março, por conta da pandemia da covid-19.
“A pesquisa na USP não parou. Continuou acontecendo, principalmente as vinculadas à covid-19. As atividades de extensão migraram para ações on-line. No dia 3 de setembro, por exemplo, teremos a Feira das Profissões. O ensino presencial também migrou para as atividades remotas”, explicou.
Hernandes destacou que a pandemia trouxe uma série de ensinamentos para a Universidade, principalmente no que se refere à dinâmica do ensino. “A tecnologia permite que os alunos que hoje estão matriculados e os que vão chegar nos próximos anos tenham outro processo de formação. Posteriormente, quando concluírem os cursos, terão uma nova visão de como deve ser o trabalho”, afirmou.
Assista, a seguir, à integra da entrevista.