Mosaicos Culturais #155: A canção de Emicida que une diversidade religiosa e reflexões sociais

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir o rap que aborda a violência, a fé e a interconexão humana, que ecoava nos fones de ouvido de Isabelly, estudante de Letras na USP

 03/12/2024 - Publicado há 1 mês
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #155: A canção de Emicida que une diversidade religiosa e reflexões sociais
/

Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida, é rapper, cantor, compositor e apresentador. Considerado uma das maiores revelações do hip hop brasileiro, o seu nome artístico é uma fusão da sigla “MC” com o sufixo “-cida”. Anos depois, o rapper criou também um acrônimo para o nome: E.M.I.C.I.D.A. (Enquanto Minha Imaginação Compuser Insanidades Domino a Arte).
O rapper iniciou suas atividades artísticas em 2005, em batalhas de improvisação, mas a sua primeira aparição na mídia foi pelo sucesso da canção Triunfo, lançada em vídeo no Youtube. Para saber mais de Emicida, ouça mais episódios de Mosaicos Culturais sobre ele.

Capa do álbum AmarElo. E.M.I.C.I.D.A. 2019

O seu trabalho mais consagrado pela crítica até então é AmarElo. A sua terceira produção em estúdio foi eleita um dos 25 melhores álbuns brasileiros do segundo semestre de 2019 pela Associação Paulista de Críticos de Arte. O álbum recebeu a certificação de ouro pelas suas vendas no ano, venceu o Prêmio Multishow de Álbum do ano e também na categoria de Melhor álbum de rock ou de música alternativa em Língua Portuguesa do Grammy Latino, em 2020.
O álbum foi lançado em 2019 no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, e foi visto pelo próprio autor como um experimento social, não apenas uma obra musical.
A primeira faixa do disco, Principia, é uma composição de Leandro Roque e Nave, com a interpretação de Emicida, Fabiana Cozza, Pastor Henrique Vieira e Pastoras do Rosário. A canção aborda questões sociais, a diversidade religiosa e a violência.

O título faz referência ao livro Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, do físico Isaac Newton (1643 – 1727), que descreve as três leis fundamentais da física, denominadas “Leis de Newton”: a lei da inércia, o princípio fundamental da dinâmica e lei da ação e reação. Essas leis se relacionam diretamente à colaboração entre os artistas presentes na faixa – Fabiana Cozza, Pastor Henrique Vieira e Pastoras do Rosário – que representam o Candomblé, a Igreja Evangélica e a Igreja Católica, respectivamente.
Assim, Principia, clama pela mediação entre os seres humanos e pela conexão do homem com o sagrado.
Ao som de Principia, Isabelly Cristina Barbosa dos Santos, estudante de Letras na Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas da USP, participou do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Isabelly compartilhou que o refrão da canção é muito impactante, tocando o coração e a vivência do ouvinte: “Tudo o que nós tem é nós

Ouça o podcast no link acima

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o que estudantes ouvem, transmitido nos dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!

Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Regina Lemmi
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.