Jurista Luis Moreno Ocampo é o primeiro titular da Cátedra Erney Plessmann de Camargo

Iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, Cátedra tem como objetivo promover atividades que gerem e disseminem conhecimento com impacto na sociedade

17/10/2023 - Publicado há 6 meses     Atualizado: 19/10/2023 as 17:29
Luis Moreno Ocampo é o primeiro titular da Cátedra Erney Plessmann de Camargo — Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Foi instalada formalmente, no dia 16 de outubro, a Cátedra Erney Plessmann de Camargo, que nomeou o jurista, advogado e primeiro procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional, Luis Moreno Ocampo, como seu primeiro titular.

Ocampo foi promotor adjunto no Julgamento das Juntas Militares, responsável por processar comandantes do exército da ditadura militar argentina de 1976. A história foi retratada no filme Argentina, 1985, lançado em 2022, e indicado à categoria de melhor filme internacional no Oscar 2023.

Como primeiro titular da Cátedra, Ocampo expressou “profundo interesse em dialogar com os mais jovens, para que projetos inovadores se concretizem. Queremos integrá-los, queremos que digam o que pensam e o que querem, quais temas os interessam”.

“Creio que a USP, com seu prestígio, é um lugar perfeito para se fazer essa discussão global. Creio que escolher e educação é privilegiar os jovens, porque os jovens percebem muito melhor do que a minha geração que precisamos achar soluções para os problemas globais como a pandemia, a questão climática ou a relação de gêneros”, afirmou o jurista.

A Cátedra, lançada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), em junho deste ano, homenageia o professor Erney Plessmann de Camargo, um dos mais renomados cientistas brasileiros. Morto em março de 2023, Camargo destacou-se como gestor e como pesquisador, tendo recebido os títulos de Professor Emérito do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Faculdade de Medicina (FM). Presidiu o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o Instituto Butantan, a Fundação Butantan e a Fundação Conrado Wessel.

(Da esq. p/ dir.) Luis Camargo, Vahan Agopyan, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Luis Moreno Ocampo e Paulo Nussenzveig – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A iniciativa tem como objetivo promover atividades multidisciplinares que gerem e disseminem conhecimento com impacto na sociedade, em âmbito local, nacional e internacional, propondo novos fundamentos para uma ordem global mais sustentável. As atividades serão abertas à participação de professores, pesquisadores e personalidades do Brasil e do exterior. O titular proferirá conferências e coordenará atividades de natureza acadêmica.

Servir à sociedade

Na cerimônia de inauguração da Cátedra, realizada no auditório do complexo da Biblioteca Brasiliana, no campus da USP em São Paulo, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda destacou a importância de Camargo e sua relação com a proposta da iniciativa. “Esta Cátedra se alia a uma perspectiva de um grande cientista, de um grande parasitologista e, ao mesmo tempo, uma figura pública, que sofreu as questões ligadas à sua ação pública e à sua concepção de mundo nos momentos mais obscuros da nossa história nas últimas décadas”, disse.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação (PRPI), Paulo Nussenzveig, ressaltou que “para nós, contar com uma personalidade como Luis Moreno Ocampo, com quem esperamos agir e servir à sociedade de uma maneira ampla, vai muito além das nossas obrigações como Estado de São Paulo e de nossas obrigações como povo brasileiro, pois vai ao cerne de nossas obrigações como seres humanos”.

Também estiveram presentes à cerimônia o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e ex-reitor da USP, Vahan Agopyan, e o filho do homenageado Erney Plessmann de Camargo, Luis Fernando Aranha Camargo.

Luis Moreno Ocampo é o convidado do programa Diálogos na USP desta semana. A entrevista vai ao ar na sexta-feira, dia 20 de outubro, às 11h, no Canal USP no YouTube.

*Estagiária sob supervisão de Michel Sitnik