Inovação na Universidade é tema de palestra do reitor para empresários

Em evento na Confederação Nacional da Indústria, Carlotti apresentou as iniciativas da USP voltadas para a inovação e desenvolvimento tecnológico

07/08/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 09/08/2023 as 16:05
A Reunião do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação foi realizada no escritório da Confederação Nacional da Indústria, em São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior foi convidado para falar sobre o ecossistema de inovação da USP na Reunião Presencial do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), que aconteceu no dia 4 de agosto, no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. O Comitê é constituído por cerca de 500 lideranças empresariais brasileiras, que se reúnem periodicamente com representantes do Governo Federal para definir caminhos que potencializem a inovação brasileira.

O reitor da USP falou sobre a articulação da Universidade com as empresas e apresentou as principais iniciativas voltadas para a área de pesquisa e inovação. Além disso, ressaltou a importância e o potencial das parcerias com outros setores da sociedade para o desenvolvimento do País.

“O nosso grande desafio é conseguirmos criar no Brasil grandes pontos de geração de conhecimento e inovação, mas isso só acontece quando aproximamos as universidades das empresas e do setor público”, disse Carlotti.

Para a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que também estava presente ao encontro, “vivemos a retomada das políticas industriais no sentido da inserção do País nas cadeias mais dinâmicas da economia global, o que depende da superação do atraso produtivo e tecnológico e do estímulo e apoio à inovação empresarial através da ação decisiva do Estado”.

[A partir da esquerda] O vice-presidente da Siemens Energy Brazil, André Clark Juliano; o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; e o diretor-presidente da Embrapii, Francisco Saboya – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Já o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Aloizio Mercadante, ressaltou o momento propício para o investimento em inovação no Brasil. “Estamos vivendo um momento privilegiado, com o Brasil em lugar de destaque na diplomacia internacional, com uma liderança respeitada, e a oportunidade de presidir, em breve, o G20, o Brics e a Celac. É um momento histórico. O que precisamos agora é ter confiança, ter um discurso positivo, deixar de lado nossas diferenças ideológicas e fazer com que o Brasil reencontre o seu caminho para o desenvolvimento”, afirmou.

A reunião foi conduzida pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e pelo coordenador da MEI, Pedro Wongtschowski, e contou com a participação do diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Francisco Saboya; do secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento, Sergio Pinheiro Firpo; do professor da Universidade da Cidade do Cabo, Carlos Lopes, entre outros.

O encontro do MEI teve como pauta, entre outros assuntos, as perspectivas de investimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e da Embrapii, a governança econômica global e os impactos na inovação.