Dirigentes da USP participam de reuniões com universidades e centros de pesquisa franceses

Objetivo dos encontros foi o de fortalecer a parceria acadêmica e científica com instituições na França

11/04/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 13/04/2023 as 11:51
Na Universidade Pantheon-Sorbonne, foi assinado um acordo acadêmico com o objetivo de fomentar a mobilidade e intercâmbio de alunos e pesquisadores. Na foto, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, à esquerda, e o diretor de Relações Internacionais da instituição francesa, Camille Salinesi – Foto: Divulgação

Uma delegação liderada pelo reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e composta por dirigentes da Universidade, visitou universidades e centros de pesquisa franceses com o objetivo de prospectar projetos e fortalecer a parceria com instituições daquele país.

+ Mais

USP e Institut Pasteur firmam parceria para a criação do Institut Pasteur de São Paulo

Participaram das atividades, realizadas entre os dias 27 e 31 de março, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Nussenzveig; o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sérgio Persival Baroncini Proença; e o professor da Faculdade de Direito da USP, Fernando Menezes, além do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago.

A programação incluiu reuniões de trabalho nas Universidades de Lyon, Pantheon-Sorbonne, Paris-Saclay e Paris Ciências e Letras, no Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), na Agência Nacional de Pesquisas sobre Aids (ANRS) e no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), com o qual há o projeto de criação de uma unidade no campus USP Capital. Com a Universidade Pantheon-Sorbonne, um acordo acadêmico foi assinado com o objetivo de fomentar a mobilidade e intercâmbio de alunos e pesquisadores.

Na Universidade Paris-Saclay, que possui cerca de 48 mil estudantes, os dirigentes da USP foram recebidos por representantes acadêmicos – Foto: Divulgação

Na quinta-feira, dia 30 de março, o grupo visitou o hospital Gustave Roussy, hospital público considerado o maior centro de tratamento e pesquisa sobre o câncer da Europa. A ida à França culminou, no dia 31, com a assinatura do contrato social para a criação do Institut Pasteur de São Paulo, na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira.

“As visitas foram muito proveitosas, pois significam uma mudança no patamar de internacionalização da USP. Teremos o primeiro laboratório internacional no campus Butantã, o Institut Pasteur de São Paulo, e, em breve, um centro internacional do CNRS, permitindo que a comunidade uspiana possa vivenciar um ambiente internacional mesmo sem estágios no exterior”, destacou o reitor.

Visita à Universidade de Lyon – Foto: Divulgação