Governo federal quer desenvolver sistema de avaliação para o ensino superior com a USP

Proposta foi apresentada em encontro dos dirigentes do Conselho Nacional de Educação e do Inep com o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior

27/07/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 04/08/2023 as 15:13
O principal assunto da reunião foi a criação de um sistema de avaliação para as universidades brasileiras – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na manhã desta quarta-feira, dia 26 de julho, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior recebeu o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Fernando Palacios da Cunha e Melo.

O principal tema discutido no encontro foi a intenção do Governo Federal de desenvolver um sistema de avaliação para as universidades brasileiras. De acordo com o presidente do Inep, Manuel Palacios, “nosso objetivo é criar métodos e condições para uma avaliação diferenciada das instituições, produzindo conhecimento sobre nossas universidades. A grande expectativa que nos traz aqui é poder contar com o conhecimento da USP para que possamos desenhar melhor os indicadores”.

“Acredito muito na avaliação como um instrumento de gestão. Se não nos conhecermos, não saberemos se estamos indo bem ou não, não identificaremos pontos em que podemos melhorar. Tenho grande simpatia por esse projeto e serei um defensor da iniciativa, podem contar com nosso apoio”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

[A partir da esquerda] Aluisio Segurado, Manuel Palacios, Carlos Gilberto Carlotti Junior, Luiz Roberto Curi e Ulysses Tavares Teixeira – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
O presidente do CNE, Luiz Curi, explicou que “o importante não é ter uma coleção de indicadores apenas. Temos que inserir no processo de avaliação uma visão de desenvolvimento das instituições, de evolução da qualidade, estimular as universidades a se aprimorarem”.

Participaram da reunião o pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, e o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Tavares Teixeira.

Os dirigentes também discutiram questões como inclusão social, permanência estudantil, empregabilidade, a reformulação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a possibilidade de a USP participar do exame.

Aproveitando a visita, Curi e Palacios tiveram a oportunidade de acompanhar a apresentação do ex-reitor Jacques Marcovitch, coordenador do projeto “Indicadores de desempenho nas universidades estaduais paulistas”, que discutiu a questão do contexto, das prioridades e da importância dos indicadores como instrumentos de gestão, em um simpósio interno voltado aos dirigentes da Reitoria.

Simpósio interno “Repensar a Universidade: contexto, prioridades e indicadores” – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens