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USP disponibiliza lista de docentes pretos, pardos e indígenas aptos a integrar bancas de seleção
Idealizada pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, a lista é uma ferramenta para aumentar a diversidade nas bancas de seleção de docentes
Idealizada pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, a lista é uma ferramenta para aumentar a diversidade nas bancas de seleção de docentes
Uma das propostas é somar forças para a consolidação da luta antirracista nos campi da Universidade a partir da reserva de vagas na contratação de docentes negros
Em formato on-line, seminário pretende fortalecer laços e expandir pesquisas em estudos decoloniais e afro-diaspóricos
Gene associado ao desenvolvimento da doença ainda tem poucas pesquisas com populações não europeias
Com projetos educacionais e diálogo com as comunidades, Grupo de Estudos em Línguas Indígenas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP atua na preservação linguística dos povos indígenas brasileiros
“O Brasil é mais negro do que nunca, à medida que os meios de comunicação resolvem mostrar rostos que não tinham espaço. É um processo profundo de tomada de consciência”
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da USP analisa como a artista ressignifica imagens para pensar as marcas da opressão racista; estudante apresentou sua pesquisa em evento sobre a História da Arte Afro-Americana, na Universidade de Boston, EUA
As formações trazem perspectivas indígenas sobre sua cultura, ampliando o conhecimento e tolerância a serem desenvolvidos nas salas de aula
Organizado pelo Baobás, coletivo negro da Escola Superior de Agricultura da USP, estudantes desejam aproximar ativistas do movimento negro piracicabano da instituição; evento ocorre nesta quarta-feira, 30
Estudo analisa grupos sociais após o abolicionismo e compara seu acesso à moradia, trabalho e educação
Acordo de cooperação é resultado de 14 anos de parceria entre Faculdade de Educação e povos baniwa-koripako, da região do Rio Negro; atividades servirão à formação docente, assessoria local em política educacional e produção de novos conhecimentos de base intercultural
Para relatora da comissão que regulamentou a Lei 10.639/2003, falta monitoramento nacional; secretária de Justiça de São Paulo e antropólogo brasileiro-congolês falam das potências e ausências da legislação para uma educação antirracista
“Latinoamerica_negra_contemporânea” do artista visual Wilton Garcia tem curadoria de Luciano Maluly e discute matizes e complexidades da afrolatinidade
A África e seus reinos, sua geografia, seus inventos, culturas e religiões começam a ser inseridos nos currículos escolares, num trabalho contínuo; educadores contam suas estratégias por disciplina
Avanços na implantação da legislação podem ser verificados, mas ainda há muito a caminhar em relação às estratégias pedagógicas nos currículos
Idealizada pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, a lista é uma ferramenta para aumentar a diversidade nas bancas de seleção de docentes
Uma das propostas é somar forças para a consolidação da luta antirracista nos campi da Universidade a partir da reserva de vagas na contratação de docentes negros
Em formato on-line, seminário pretende fortalecer laços e expandir pesquisas em estudos decoloniais e afro-diaspóricos
Gene associado ao desenvolvimento da doença ainda tem poucas pesquisas com populações não europeias
Com projetos educacionais e diálogo com as comunidades, Grupo de Estudos em Línguas Indígenas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP atua na preservação linguística dos povos indígenas brasileiros
“O Brasil é mais negro do que nunca, à medida que os meios de comunicação resolvem mostrar rostos que não tinham espaço. É um processo profundo de tomada de consciência”
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da USP analisa como a artista ressignifica imagens para pensar as marcas da opressão racista; estudante apresentou sua pesquisa em evento sobre a História da Arte Afro-Americana, na Universidade de Boston, EUA
As formações trazem perspectivas indígenas sobre sua cultura, ampliando o conhecimento e tolerância a serem desenvolvidos nas salas de aula
Organizado pelo Baobás, coletivo negro da Escola Superior de Agricultura da USP, estudantes desejam aproximar ativistas do movimento negro piracicabano da instituição; evento ocorre nesta quarta-feira, 30
Estudo analisa grupos sociais após o abolicionismo e compara seu acesso à moradia, trabalho e educação
Acordo de cooperação é resultado de 14 anos de parceria entre Faculdade de Educação e povos baniwa-koripako, da região do Rio Negro; atividades servirão à formação docente, assessoria local em política educacional e produção de novos conhecimentos de base intercultural
Para relatora da comissão que regulamentou a Lei 10.639/2003, falta monitoramento nacional; secretária de Justiça de São Paulo e antropólogo brasileiro-congolês falam das potências e ausências da legislação para uma educação antirracista
“Latinoamerica_negra_contemporânea” do artista visual Wilton Garcia tem curadoria de Luciano Maluly e discute matizes e complexidades da afrolatinidade
A África e seus reinos, sua geografia, seus inventos, culturas e religiões começam a ser inseridos nos currículos escolares, num trabalho contínuo; educadores contam suas estratégias por disciplina
Avanços na implantação da legislação podem ser verificados, mas ainda há muito a caminhar em relação às estratégias pedagógicas nos currículos
Por Thayla Bicalho Bertolozzi, doutoranda no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP
Marcello Rollemberg é jornalista, editor de Cultura do Jornal da USP e fez parte da banca que contratou Valéria Dias no ano 2000
Por Flávio Alicino Bockmann e Francisco de Assis Leone, professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto