Evento na USP discute o papel do Estado para a promoção da inclusão social

Palestrantes debatem os caminhos para a democracia e a cidadania na América Latina; membros da Secretaria da Saúde e da Justiça de São Paulo participam do evento

30/11/2022 - Publicado há 1 ano
Desigualdade social – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove, nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, a partir das 9 horas, o evento Estado, Direitos Humanos e Políticas Públicas de Saúde Mental: Construindo Caminhos para a Democracia e Cidadania. De forma on-line, o evento é público, gratuito e pode ser acompanhado ao vivo no site do IEA. A organização é feita pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas de Saúde Mental (GPIPPSAM).

O evento buscará, a partir da intervenção de conferencistas, discutir e dialogar sobre os desafios e horizontes atuais na formulação e implementação de políticas públicas promotoras de direitos humanos na perspectiva latino-americana. Em seguida, o desafio do enfrentamento da desigualdade social e a luta pela garantia de direito à saúde mental serão os aspectos centrais da discussão.

No período da tarde, o evento irá propor um formato de mesa-redonda, para aprofundar a discussão sobre as políticas públicas fundamentadas nos direitos humanos, sob concepções decoloniais que incluam a compreensão da diversidade e a necessidade de enfrentamento de racismos e preconceitos.

Confira a programação:

9h às 9h15 | Abertura – Sonia Barros (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas Públicas e Saúde Mental do Instituto de Estudos Avançados da USP)

9h15 às 11h | Políticas públicas na perspectiva dos direitos humanos na atual conjuntura política e social da América Latina – Aldo Fornazieri (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo); Debatedora: Ana Aranha (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas Públicas e Saúde Mental do Instituto de Estudos Avançados da USP)

11h às 12h30 | A agenda dos direitos humanos e saúde mental: o desafio de enfrentar iniquidade social e de abrir espaços de exercício de cidadania – Benedetto Saraceno (Lisbon Institute of Global Mental Health); Debatedora: Marcia Aparecida (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas Públicas e Saúde Mental do Instituto de Estudos Avançados da USP)

12h30 às 14h | Intervalo

14h às 15h45 | Diversidade, preconceito e racismo(s): decolonialidade, direitos humanos e políticas públicas –  Bruno Sena Martins (Universidade de Coimbra) e Eunice Prudente (Universidade de São Paulo); Debatedor: Luis Eduardo Batista (Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo)

15h45 às 16h | Encerramento – Sonia Barros (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas Públicas e Saúde Mental do Instituto de Estudos Avançados da USP)

O GPIPPSAM é coordenado pela professora Sônia Barros, titular aposentada da Escola de Enfermagem (EE) da USP e professora sênior do IEA. A vice-coordenação está a cargo das professoras seniores da EE Ana Luísa Aranha e Silva e Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira. O sociólogo Luís Eduardo Batista, pesquisador do Instituto Adolpho Lutz, atualmente na Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, e outros integrantes da coordenação são membros permanentes do grupo, que conta com 55 pesquisadores.

Com informações do Instituto de Estudos Avançados