Economia da USP debate as desigualdades raciais e de gênero no meio rural

Seminário na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP promete debater os temas no cenário rural brasileiro; evento é gratuito e acontece dia 21 de setembro

19/09/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 21/09/2023 as 13:08
Grupo EconomistAs da FEA vai debater estrutura de classes, marcada por desigualdades raciais e de gênero, no meio rural brasileiro – Foto: Freepik

O

O grupo de pesquisa Brazilian Women in Economics (BWE), mais conhecido como EconomistAs, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, realiza a segunda edição do EconomistAs Brown Bag Seminar. O evento, que seria presencial, foi modificado para acontecer on-line pelo Zoom no dia 21 de setembro, das 13h30 às 14h30, neste link. O objetivo é reunir estudantes de pós-graduação em Economia, para apresentar seus trabalhos recentes, além de promover ações que incentivem a participação feminina na área.

+ Mais

Mulheres vivenciam condições precárias de trabalho como estratégia de redução de custo

O encontro promete discutir a Desagrarização e pluriatividade no campo no Brasil: classes de trabalho generificadas e racializadas, tema que integra a dissertação de mestrado de Amanda Martinho Resende, pesquisadora em Teoria Econômica na FEA. O estudo apresenta a estrutura de classes, marcada por desigualdades raciais e de gênero, no meio rural brasileiro, a partir de atividades agrícolas e acumulação de capital.

“É uma oportunidade de encontro entre mulheres pesquisadoras, viabilizando a troca de experiências e conhecimentos, e potencialmente fortalecendo a rede de apoio entre nós, que somos minoria no meio acadêmico, sobretudo nos espaços de maior reconhecimento”, afirma a pesquisadora ao Jornal da USP.

Sobre o EconomistAs

Participantes do último encontro do grupo EconomistAs na FEA – Foto: FEA

O grupo EconomistAs busca desenvolver um cenário que aumente a participação das mulheres no setor econômico, por meio de seminários quinzenais. Paula Carvalho Pereda, professora do Departamento de Economia da FEA e integrante do BWE, afirma: “Nosso objetivo é mostrar que o lugar da mulher é onde ela quiser”, ressaltando a participação feminina na economia. “Nós estamos encorajando todo mundo que tem uma agenda de gênero ou mulheres que tenham outras agendas de pesquisas e queiram apresentar e colher contribuição”, complementa.

+ Mais

Por que precisamos de mais mulheres no Supremo Tribunal Federal?

O primeiro evento do EconomistAs Brown Bag Seminar ocorreu no dia 24 de agosto e teve como palestrante Eduarda Miller Figueiredo, pesquisadora em Economia do Desenvolvimento, na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da USP. Eduarda apresentou sua dissertação de mestrado, intitulada A diversidade de gênero da diretoria impacta o comportamento ambiental da empresa?, realizada com base em dados de empresas brasileiras.

O encontro contou com a participação de Maria Dolores Montoya Diaz, diretora da FEA, que destacou a importância dos seminários, “pois a mulher vai se preparando para encarar outros ambientes que costumam ser menos amigáveis e, assim, ter sucesso”.

Serviço:

EconomistAs Brown Bag Seminar

Dia 21 de setembro, das 13h30 às 14h30

On-line, pelo zoom, neste link

Com informações de Erick Lins, da comunicação da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP

Mais informações: bwe@usp.br

*Estagiária sob supervisão de Antonio Carlos Quinto e Tabita Said

**Matéria atualizada em 21/09/2023, às 13:06, para informar que o evento deixou de ser presencial para acontecer on-line