Professoras da USP criam programa de mentoria voltado para economistas mulheres

Grupo de Pesquisa da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP busca apoiar mulheres da área de economia a progredir nos diversos estágios da carreira

 12/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 17/05/2023 as 20:55
Grupo EconomistAs em apresentação na FEA-USP – Foto: Divulgação/EconomistAs

.
Conseguir oportunidades no mercado de trabalho na área de economia é um desafio para muitos estudantes e recém-formados. E devido ao preconceito e à falta de estratégias que promovam a igualdade de gênero de forma efetiva, as mulheres são especialmente afetadas pelo desemprego e dificuldade de crescer profissionalmente. 

Foi com o objetivo de auxiliar a carreira profissional dessas mulheres que o Grupo de Pesquisa EconomistAs, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, que estuda as dimensões de gênero nas carreiras relacionadas à economia, criou o ECONecta. O objetivo do programa é simples, conectar mulheres que acabaram de iniciar a carreira como economistas em contato com pessoas experientes e bem-sucedidas na área.   

Uma das coordenadoras do projeto, a professora do Departamento de Economia da FEA Paula Pereda, enfatiza que falta apoio para as mulheres na área da economia. “Existe pouco incentivo na carreira acadêmica em geral, e o programa de mentoria estruturada dá muito trabalho, sempre depende de uma pessoa só. Então resolvemos fazer todo esse trabalho para ter um alcance maior e foi assim que surgiu o programa ECONecta Foi uma aluna de pós-graduação do Insper que nos procurou com essa ideia de fazer algo mais ambicioso em termos de mentoria.” 

Paula Pereda, professora da FEA-USP e coordenadora do grupo EconomistAs – Foto: Reprodução/Linkedin

O  programa espera aumentar o sucesso profissional dessas jovens, ajudando-as na preparação de currículos, pitch (apresentação curta que busca exaltar as vantagens de um produto, ideia ou serviço), entre outros materiais necessários para se inserir no mercado de trabalho. Além disso, a mentoria permitirá que elas possam ser aconselhadas nas muitas decisões que terão que tomar no início de suas carreiras. 

“A ideia é que tenha um foco até maior, fora do eixo Rio-São Paulo. Porque a gente sente que as alunas de universidades como a USP, Unicamp ou algumas faculdades privadas de renome na economia já têm um pouco mais de oportunidades do que quem está em centros mais periféricos, mais afastados desse eixo”, afirma Paula. 

O programa de mentoria ECONecta é voltado para mulheres (de todas as faixas etárias) com vínculo universitário com até cinco anos (que terminaram a graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado nos últimos cinco anos), sendo, pelo menos um deles, em Economia. Para participar como mentoranda, basta preencher o formulário de inscrição

Para aqueles que desejam fazer parte como mentores a inscrição deve ser feita neste link

A voz das EconomistAs

O grupo de pesquisa EconomistAs – Brazilian Women in Economics (BWE) foi criado em 2017 com o objetivo de estudar a desigualdade de gênero no Brasil e trabalhar para incentivar a inclusão das mulheres na carreira de economia. Além de Paula Pereda, também coordenam o projeto as professoras Maria Dolores Montoya Diaz e Fabiana Fontes Rocha, do mesmo departamento da FEA.

Para aumentar a presença feminina no debate público sobre a economia, as integrantes do EconomistAs criaram um podcast para discutir sobre os mais variados temas dentro da área. Os episódios abordam assuntos como saúde, educação e pluralismo na ciência, todos eles interligados pelo impacto da economia. Clique nos players a seguir e confira os três últimos episódios:

Confira os outros podcasts no Spotify ou Google Podcasts.

Saiba mais no site https://bwe.fea.usp.br e siga o grupo no Twitter.
.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.