Cursinho popular oferece aulas para provas específicas aos vestibulandos de música

Realizadas em 8 encontros, iniciativa é fruto de um dos projetos inseridos no Programa Unificado de Bolsas do Departamento de Música da USP, e é destinada a vestibulandos pretos, pardos, indígenas e trans

22/09/2023 - Publicado há 7 meses
Cursinho Popular Allegro, da ECA, está com inscrições abertas – Fotomontagem: Jornal da USP – Imagens: Cecília Bastos/USP Imagens e Flaticon

Pensando em auxiliar na preparação para as provas de habilitações específicas dos vestibulandos de música, o Cursinho Popular Allegro, do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, está com inscrições abertas até a próxima semana. Para se inscrever nas 20 vagas disponíveis, basta acessar o formulário disponibilizado pelos organizadores.

Ana Fridman – Foto: Arquivo Pessoal

Segundo a direção do cursinho, a proposta é “oferecer as bases teóricas e práticas essenciais para que os futuros ingressantes consigam acompanhar e vivenciar plenamente suas trajetórias acadêmicas ao ingressarem na Universidade.” Aos participantes, as aulas ocorrerão a partir de outubro presencialmente no CMU nas terças e quintas-feiras, das 17h às 20h30. Em formato de curso intensivo, serão ofertados oito encontros. As disciplinas contemplam o ensino de apreciação historicamente guiada; percepção musical e rítmica; estruturação e teoria musical; práticas musicais em conjunto; práticas em composição e práticas musicais educacionais.

Há alguns anos, a iniciativa já era pensada entre os graduandos, mas somente este ano foi colocada em prática com a chegada de Ana Fridman, docente recém-contratada do CMU e coordenadora do projeto. Além dela, há seis bolsistas, estudantes de graduação em música, que serão os responsáveis por ministrar as aulas no cursinho, inserido no eixo cultura e extensão do Programa Unificado de Bolsas (PUB) presente na ECA. O intuito é fornecer as bases necessárias para o sucesso acadêmico dos futuros integrantes do curso de graduação em música, mas também contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos bolsistas-professores, aprimorando suas habilidades pedagógicas e seu desenvolvimento técnico-profissional.

+ Mais

Conselho Universitário aprova tabela de vagas para o vestibular de 2024

De acordo com Ana, “o cursinho é diferenciado, pois representa mais que um preparatório, é um espaço de inclusão e conhecimento. Mesmo que você não vá prestar composição, por exemplo, é importante que você participe da disciplina para vivenciar o que estará presente na graduação.” “É um encontro entre futuros profissionais da música e aspirantes que desejam ingressar nesse ambiente”, completa.

Em 52 anos de existência, o curso de música da USP conta com a presença de docentes que figuram entre os que mais se destacam no cenário nacional e internacional. Além dos programas de pós-graduação, o departamento contempla seis habilitações. Sendo elas: licenciatura em música; composição; regência; canto; sopros (clarone, oboé, clarinete, flauta, trompa, trompete, tuba); cordas friccionadas (violino, violoncelo, viola brasileira); cordas dedilhadas (violão); teclas (órgão, piano) e percussão.

Saiba mais: allegrocurso.usp@gmail.com, com o Cursinho Popular Allegro

*Estagiário sob supervisão de Antonio Carlos Quinto e Tabita Said