Conselho Universitário aprova tabela de vagas para o vestibular de 2024

Novidade deste ano é o oferecimento de 1.500 vagas no programa Provão Paulista, voltado a estudantes de escolas públicas

01/08/2023 - Publicado há 9 meses

Texto: Adriana Cruz
Arte: Carolina Borin e Joyce Tenório (estagiárias)*

Reunião do Conselho Universitário discute os mecanismos de ingresso na USP e quantidade de vagas para 2024 - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Conselho Universitário aprovou, em sessão realizada no dia 1º de agosto, a tabela de vagas dos cursos de graduação da USP para o vestibular de 2024. A partir do próximo ano, a USP terá três formas de ingresso para os novos estudantes: o vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista. O número total de vagas oferecidas pela USP – 11.147 – não terá alteração em relação ao ano passado.

A USP reservará 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP), considerando os três processos de seleção: vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista.  Nesse porcentual incide reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 37,5%.

O Provão Paulista é uma forma de avaliação seriada, que será aplicada pela Secretaria Estadual de Educação, aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das escolas públicas estaduais de ensino médio. Nesse programa, a USP oferecerá 1.500 vagas, das quais 558 são voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

Total de vagas do vestibular 2024: 11.147
Ampla Concorrência (AC)5.573
Escola Pública (EP)3.507
Escola Pública PPI2.067

Para a seleção pelo vestibular da Fuvest serão oferecidas 8.147 vagas, das quais 4.888 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP); e 1.206 para EP/PPI. Para a seleção do Enem USP estão sendo destinadas 1.500 vagas: 685 serão para Ampla Concorrência; 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.

FUVEST: 8.147 vagas
Ampla Concorrência (AC)4.888
Escola Pública (EP)2.053
Escola Pública PPI1.206

“Com a implementação do Provão Paulista, estamos dando mais oportunidades para os meninos e as meninas da educação pública e poderemos conhecer um pouco mais sobre o seu desempenho durante o ensino médio e, assim, propormos aprimoramentos. Não adianta ficarmos apenas criticando a qualidade do ensino. Agora, somos corresponsáveis por essa melhoria”, destacou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior. “Este ano, teremos acesso a 1,2 milhão de alunos do ensino médio, podendo mostrar para esses estudantes que a USP é uma universidade pública, gratuita e de excelência e que eles têm a possibilidade real de ingressar aqui”, complementou.

enem usp: 1.500 vagas
Ampla Concorrência (AC)685
Escola Pública (EP)512
Escola Pública PPI303

O pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado, destacou que um dos principais desafios da Universidade é aumentar o interesse do estudante da rede pública em ingressar na USP, possibilidade que poderá ser ampliada com a adoção do Provão Paulista. Segurado citou que apenas 16% dos 400 mil alunos que concluíram o ensino médio público fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 e, em média, 8,7% desses concluintes se inscreveram no
vestibular da Fuvest nos últimos cinco anos.

Clique nos links abaixo para acessar as tabelas de vagas por modalidade de ingresso e por curso: Fuvest, Enem USP e Provão Paulista.

TOTAL DE VAGAS POR CURSO E POR MODALIDADE DE INGRESSO

Provão Paulista

O Provão Paulista é uma nova forma de avaliação da Secretaria Estadual da Educação que será aplicada em alunos do ensino médio das escolas estaduais. Além da USP, a avaliação dará acesso, já para o ano letivo de 2024, a cursos superiores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza.

A nova avaliação começará a ser aplicada no próximo mês de novembro de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. O acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada pelos alunos.

Neste ano, será considerada apenas a nota dos alunos no último ano; no ano que vem, será considerada a média das notas nos dois anos anteriores; e a partir de 2025 em diante, serão considerados os resultados das provas aplicadas ao longo das três séries.

Provão Paulista: 1.500 vagas
Escola Pública (EP)942
Escola Pública PPI558

Além de facilitar a entrada no ensino superior, a Secretaria da Educação avalia que o Provão Paulista servirá para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio da rede estadual. A iniciativa também será um instrumento de combate ao abandono e à evasão escolar.

Na USP, a inclusão do Provão Paulista como nova forma de ingresso foi aprovada pelo Conselho Universitário no dia 27 de junho.

O protocolo de intenções assinado com a Secretaria de Educação prevê, também, o oferecimento de um auxílio permanência para ingressantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no valor de R$ 800 mensais, e a implantação do programa “Mais Aprendizagem”, estágio remunerado na rede pública para licenciados da USP, no valor de R$ 2.100 mensais por 30 horas de dedicação, com supervisão docente.

*Sob supervisão de Moisés Dorado