Workshop musical “Circle Songs” inaugura cinquentenário do CoralUSP

“Circle Songs” são texturas vocais coletivas criadas a partir da improvisação

10/01/2017 - Publicado há 7 anos
Foto: Divulgação PRCEU

.

O Coral da USP (CoralUSP), que celebra 50 anos de atividades em 2017, abre as atividades do ano com o workshop musical Circle Songs. A atividade ministrada pelos músicos Jascha Hoffman (EUA) e Zuza Gonçalves será realizada no dia 12 de janeiro, das 18h30 às 20h30 e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail coralusp@usp.br.

Circle Songs são texturas vocais coletivas criadas a partir da improvisação. O termo cunhado por Bob McFerrin, compositor do famoso hit “Don´t Worry, Be Happy” – vencedora do Grammy Awards em 1988 –, descreve uma prática ancestral da música comunitária, na qual criatividade, liberdade e espontaneidade abrem caminho para as referências musicais dos participantes.

20170111_circle_songsHoffmann e Gonçalves, ex-alunos de McFerrin, já realizaram o workshop Circle Songs em grandes espaços musicais, como o Carnegie Hall, e pelo segundo ano consecutivo firmam parceria com o Coral da USP. A coordenação do projeto é de Beth Amin, cantora, compositora e orientadora vocal do CoralUSP.

Criado em 1967, o CoralUSP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, é, hoje, composto por 12 grupos e três oficinas corais, sediados nos bairros do Butantã (Cidade Universitária), Centro (Faculdade de Direito do Largo São Francisco), Bela Vista (Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá – CPC-USP) e na Lapa (Tendal da Lapa), sob a condução artística de sete regentes corais, congregando aproximadamente 560 cantores.

Circle Songs – com Jascha Hoffmann e Zuza Gonçalves

Quando | 12 de janeiro , das 18h30 às 20h30
Onde | Salão Caramelo da FAU-USP – Rua do Lago, 876 Cidade Universitária, São Paulo-SP
Quanto | Gratuito – 200 vagas