Livro faz retrospecto do vírus HIV no Brasil

Lançamento de livro e outros eventos comemoram os 20 anos de fundação da Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP

 18/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 21/11/2016 as 10:35
Por

Cris_Capa Livro AIDSSerá lançado no dia 2 de dezembro, o livro Adesão: o presente e o futuro da luta para o controle do HVI/aids, da FUNPEC Editora, 312 páginas, R$20,00, de autoria da farmacêutica Lilian Pereira Primo graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP; Valdes Roberto Borella, Rivian Christina Lopes Faiolla Mauriz, karen Mirna Loro Morejón, todos da Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas (UETDI) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Além do lançamento do livro, simultaneamente, haverá a oitava Jornada Multidisciplinar em HIV/ AIDS e o segundo Workshop de Adesão UETDI.

O lançamento do livro, a jornada e o workshop comemoram os 20 anos de fundação da Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas (UETDI) do Hospital das Clínicas da FMRP. Os interessados podem adquirir o livro no Serviço Social da UETDI do Hospital das Clínicas, pelos telefones (16) 3602-2661 ou (16) 3602-2629, ou pelos e-mails ligiamarialigia@yahoo.com.br ou angelam2f@yahoo.com.br.

Todo o valor arrecadado com a venda dos livros será revertido para o Fundo de Apoio aos Pacientes da UETDI. Os recursos do fundo são utilizados para compra de medicamentos de uso ambulatorial e auxílio na aquisição de órteses e próteses direcionadas para pessoas vivendo com HIV/Aids que são seguidas na Unidade.

O evento de lançamento será a partir das 8h30, gratuito e aberto ao público, na (UETDI) do Hospital das Clínicas da FMRP, Avenida Bandeirantes, 3900.

A obra

A obra faz um retrospecto do vírus do HIV/Aids no Brasil por meio das experiências e conhecimento vivenciados pelos profissionais e equipes de saúde que atuam no cuidado de pessoas com HIV/aids, desde o início da epidemia no Brasil, ocorrido na década de 80.

O livro também descreve o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na UETDI do HCFMRP e em outros serviços de referência do país. O objetivo é contribuir para a divulgação dos novos conhecimentos disponíveis acerca do tratamento e acompanhamento de PVHA- Pessoas que Vivendo com HIV/ Aids, enfatizando os mecanismos e estratégias disponíveis para se garantir uma boa adesão dos pacientes à Terapia Antirretroviral (TARV), que apresenta desafios além da prescrição de medicamentos, já que demanda mudanças de hábitos e comportamentos dos pacientes.

De acordo com os autores do livro, hoje, cuidar de uma PVHA significa fortalecer vínculos, ensinar e aprender. A atuação conjunta e complementar da equipe multiprofissional de saúde é um diferencial que deve estar presente nos serviços que cuidam de pois, personaliza o atendimento desses indivíduos, minimizando assim os efeitos colaterais das drogas e garantindo uma melhor qualidade de vida.

Dedicatórias

O livro Adesão: o presente e o futuro da luta para o controle do HVI/aids é uma dedicatória aos professores José Fernando Castro Figueiredo e João Carlos Costa responsáveis pela criação da  Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas (UETDI) do Hospital das Clínicas da FMRP.

A UETDI foi fundada em 1996 e atende, atualmente, aproximadamente 2.177 pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA). Ao longo das últimas décadas, este tem sido o serviço de referência terciária para pacientes de uma região com mais de 3,5 milhões de habitantes, no nordeste do estado de São Paulo.

A Unidade oferece atendimento ambulatorial e realiza cerca de 500 internações por mês. O local de atendimento conta com 18 leitos, dez salas de atendimento médico, seis para a equipe multiprofissional, e uma farmácia para dispensação de medicamentos aos pacientes. É também campo de estágio

Jornada comemorativa

Dia 2 de dezembro, a partir das 8 horas, também em comemoração aos 20 anos da UETDI terá a oitava Jornada Multidisciplinar em HIV/ AIDS e o segundo Workshop de Adesão UETDI.

Na programação, mesas-redondas com os temas Como Estamos Fazendo: Relatos de Experiências da UETDI; Dificuldades de Adesão em Populações Vulneráveis. Além de palestras sobre: Coinfecção Hepatite C/HIV: Desafios da Adesão; Bioética na Assistência ao Paciente; Envelhecimento com HIV; Adolescentes e a Dificuldade de Adesão ao Tratamento; Minha Vivência com HIV.

O evento é gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição. Será na (UETDI) do Hospital das Clínicas da FMRP, Avenida Bandeirantes, 3900.

Mais informações: (16) 3602-2661 ou (16) 3602-2629

Por: Crislaine Messias


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.