Vítima de covid-19, professor Victor Aquino ganha homenagem póstuma

Nesta segunda-feira, dia 9, encontro vai lembrar o legado do docente da USP, morto em dezembro passado

06/08/2021 - Publicado há 3 anos
Ilustração de Victor Aquino feita pelo professor Dorinho Bastos, seu colega na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – (Divulgação/CRP)

Falecido em 1º de dezembro de 2020, vítima de covid-19, Victor Aquino (1948-2020) era professor titular do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Ao longo de sua carreira como docente e pesquisador da área de estética da publicidade, Aquino publicou mais de cem livros, entre ensaios, crônicas, artigos e poesias, e também atuou na gestão acadêmica e administrativa da ECA, tendo sido vice-diretor (1995-1997) e diretor (1997-2001) da unidade.

Na próxima segunda-feira, dia 9, o CRP vai realizar um encontro on-line para celebrar Aquino e seu legado. O evento acontece às 17 horas, através do canal do CRP no Youtube. Interessados em compartilhar relatos devem contatar a organização através do e-mail labcrp@usp.br.

“A ideia do evento surgiu do incômodo causado pela pandemia, que não permitiu que rendêssemos as devidas homenagens ao professor, à altura de sua contribuição para a ECA”, afirma o professor Eneus Trindade, atual chefe do CRP e organizador do evento. “Assim, convidamos os familiares, colegas da ativa e aposentados e ex-orientandos para contar casos e rememorar episódios que celebrem a memória do professor Victor Aquino.”

O evento contará com falas da chefia do departamento, das pessoas inscritas – que compartilharão suas memórias – e dos familiares de Aquino. Haverá também a exibição de um vídeo em que o próprio professor faz uma autoavaliação de sua trajetória.

Trindade lembra que uma das grandes obras de Aquino, como diretor da ECA, foi uma grande reforma realizada na biblioteca da escola. Como chefe do CRP, “seu espírito empreendedor e capacidade de liderança eram admiráveis”, diz. Já sobre sua produção acadêmica, ele destaca o livro Comunicação para o Mercado (1995) como “um marco para a identidade do CRP”. Como pesquisador e orientador, seu trabalho com comunicação, moda, consumo e estética publicitária é um legado para a “formação de gerações que marcam, pelo trabalho do professor, um importante traço da pesquisa no CRP e na comunicação brasileira”, destaca Trindade.

“Celebrar a memória de Victor Aquino é sinônimo de respeito ao professor e colega de departamento, afeto pelo amigo e reconhecimento de seu papel e importância na pesquisa em comunicação no Brasil”, acrescenta o organizador.

Leia mais sobre o professor Victor Aquino no artigo Victor Aquino, Nascido Tupã Gomes Correa, da professora Clotilde Perez e do professor Dorinho Bastos, ambos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, publicado no Jornal da USP.

O evento em homenagem ao professor Victor Aquino acontece na próxima segunda-feira, dia 9, às 17 horas, no canal do CRP no Youtube.