Teatro da USP retoma seleção de atores para espetáculo em 2022

O Tusp abre processo de seleção para montagem teatral; as inscrições são gratuitas e vão até o dia 14 de janeiro

 05/01/2022 - Publicado há 2 anos
Fotomontagem: Guilherme Castro/Jornal da USP com imagens de Elcio Silva e Juliano Garcia

O Teatro da USP (Tusp) seleciona atores para mais um experimento de montagem teatral na capital paulista em 2022. A ação, realizada desde 2015 pelo Núcleo Tusp de Teatro da capital, chega à 5ª edição com a proposta de trabalhar uma montagem teatral no final deste ano. As inscrições gratuitas serão realizadas até o dia 14 de janeiro.

Desde o início da ação já foram montados sete espetáculos, com a participação de mais de 60 atores de diversas localidades do País. Outro K, baseado no texto O Processo, de Kafka, foi montado em 2015, com nova temporada em 2016. No mesmo ano trouxe também os textos O Pequeno Eyolf, de Henrik Ibsen, e Mahagonny, de Bertolt Brecht. Em 2017 a produção foi baseada em Rei Lear e Hamlet, o segundo também se apresentou em 2018 juntamente a Ensaio para Romeu e Julieta, todos de Shakespeare. Finalizando o ano, Fausto mesclou versões do texto de Goethe, Marlowe e Fernando Pessoa.

O experimento de montagem é uma vivência prática, sem o formato de curso. Para René Piazentin, orientador de arte dramática do Tusp e coordenador do Núcleo Tusp, a ação representa algo híbrido entre um teatro comercial e um teatro de grupo. “A vantagem do núcleo é de ser uma ação que não tem as pressões que se teria dentro de um circuito profissional e do outro lado tem a questão de grupo, pois apesar de não ser um coletivo teatral nós conseguimos criar um ambiente de trabalho que tem gerado um engajamento muito grande e isso tem possibilitado que as pessoas se interessem por outras ações além do trabalho de cena, como assistência de direção, figurino, iluminação, operação de luz, direção musical. É um espaço onde criamos aberturas para esses interesses e essas competências, tanto de quem já tem experiência em determinada área, quanto para quem quer experimentar”, explica.

Após uma paralisação devido à pandemia de covid-19, a experiência representa um recomeço presencial nas atividades cênicas do Núcleo Tusp. “São experimentos em pequeno formato, fruto de um ano de processos que muitas vezes têm um ponto de partida definido, mas em outras com início completamente em aberto”, destaca Piazentin.

Mahagonny (2016) – Foto: Yuri Felipe Lace

A escolha do tema desta edição será definida após a seleção dos participantes e a montagem está prevista para ser apresentada nos meses de novembro e dezembro de 2022.

Diferentemente de um curso convencional, a iniciativa não tem a pretensão de ensinar ao ator a prática de cena e muito menos ser um corpo teatral estável com um vínculo profissional entre as partes, mas sim estreitar os laços com a comunidade cumprindo uma função de extensão universitária e de pertencimento do espaço público.

Para participar, os atores precisam ter mais de 18 anos e não é necessário ter vínculo com a USP. Todos devem estar em dia com a vacinação contra o covid-19 (segunda dose ou dose de reforço). A ação não prevê qualquer vínculo financeiro. Para mais informações os interessados podem acessar o site do Tusp.

As inscrições para Núcleo Tusp vão até o dia 14 de janeiro, com envio de carta de interesse e breve currículo para o e-mail nucleotusp@gmail.com (assunto: Montagem Núcleo Tusp 2022). Cronograma: dia 31 de janeiro, publicação do resultado no site do Tusp e envio de e-mail aos pré-selecionados para agendamento de entrevista e apresentação de cena; dias 15, 17 e 22 de fevereiro: entrevistas e apresentação de cena individual, de até dois minutos, de temática livre – em cada um dos três dias, haverá seis opções de horário (10, 11, 12, 14, 15 e 16 horas), com até cinco pessoas agendadas (dias e horários serão negociados individualmente com os pré-selecionados); dia 4 de março: divulgação do resultado final no site e no Facebook do Tusp; e dia 8 de março: início dos encontros. O período previsto para as apresentações é novembro e dezembro de 2022.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.